Profissionais da Secretaria de Esportes e Juventude participam de capacitação para a execução do Programa Estação Juventude 2.0

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Esportes e Juventude enviaram à cidade de Palmas, 02 representantes da Secretaria para uma capacitação do Programa Estação Juventude 2.0.

No total foram 02 dias de capacitação, dias 23 e 24 de março. A nossa cidade foi representada pelo Coordenador Geral e o Coordenador Adjunto do programa na cidade.

A oficina contou com dois momentos distintos: palestras sobre os procedimentos técnico-operacionais para a implementação do programa nas suas localidades, diretamente com os técnicos da Secretaria Nacional de Juventude, e visitas para conhecer as duas Estações Juventude da cidade, a que está em funcionamento e a que foi inaugurada durante o evento, na sexta, 23. Essa segunda Estação foi implementada com recursos do Edital 2017.

Tenho certeza que os coordenadores saíram daqui com todos os conhecimentos necessários para implantar o programa em sua cidade”, afirmou o Secretário Nacional de Juventude, Assis Filho.

A Secretaria Nacional de Juventude está investindo 12 milhões de reais no Estação Juventude 2.0. A meta é chegar até o fim deste ano com 106 convênios firmados, “Para ser selecionado, basta entregar um projeto que atenda aos critérios técnicos”, também explicou o Secretário.

Os Coordenadores participantes da oficina também tiveram aulas de prestação de contas, gestão financeira e planos de trabalho. Técnicos do Ministério da Saúde sobre prevenção à Aids e do SESI sobre o Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid) também falaram sobre o serviço que será oferecido nas novas unidades do Estação Juventude, de prevenção às DSTs  testes rápidos e sobre a formação de novos agentes de inclusão digital, ’Vimos como de grande importância a participação dos nossos funcionários nessa capacitação e mobilizamos tudo para que os mesmos tivessem todo o apoio necessário para a ida. Com as despesas de alimentação e hospedagem custeadas pelo governo federal o que onerou menos, eles que vão trabalhar diretamente com o programa tiveram acesso a informações importantes para implementação, execução e prestação de contas referentes a esse convênio, o que me deixa mais despreocupado como gestor, considerando que estão capacitados para que o programa seja um sucesso em nossa cidade”  salientou Sebastião Naves, Secretário Municipal de Esportes e Juventude de Araguari.

Araguari foi contemplada, após projeto enviado pelo Assessor Especial de Juventude Guilherme Afonso, com a implementação do  programa Estação Juventude 2.0, que tem como um dos principais objetivos o fortalecimento da cultura de paz e a transformação de territórios com altos índices de vulnerabilidade. Além de qualificação profissional, ele pretende atuar como um instrumento que ajude a aumentar o protagonismo da juventude e ampliar o acesso dos jovens brasileiros aos direitos previstos no Estatuto da Juventude, Lei 12.852/13.

O espaço para realização será o CEU do Residencial Monte Moriá e o convênio será até 2019, com um repasse de mais de 200.000 reais do Governo Federal para a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, “Não podemos perder, jamais, a oportunidade que o governo federal está nos dando de melhorar a vida dos nossos jovens”, defendeu o Prefeito Marcos Coelho (MDB), grande incentivador da implementação do Programa no Município.

FOTO: Secretaria de Esportes e Juventude