OS RADARES ELETRÔNICOS AUXILIAM NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO EM ARAGUARI

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana - SETTRANS de Araguari informa a todos que já estão em pleno funcionamento os radares de prevenção a velocidade excessiva e de acidentes de trânsito em diversas avenidas e ruas da cidade. Os radares são instrumentos de fiscalização eletrônica previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro- CTB para emprego na atividade de trânsito. Essa tecnologia, que é empregada pelos órgãos oficiais competentes pelo trânsito, é utilizada para aferir a velocidade dos veículos que utilizam da via, com a intenção de evitar os excessos nas ruas, avenidas e nas estradas do país, sendo decisivos para a redução do número de acidentes. A regulamentação de utilização desses equipamentos é coordenada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), através da Resolução nº 396/2011. Até o momento a cidade de Araguari já dispõe em operação de 9 radares fixos em funcionamento, sendo que ainda serão implementados outros 6 equipamentos, totalizando um total de 15 radares instalados nas vias urbanas do nosso município. De acordo com a Resolução do CONTRAN nº 798/2020, que dispõe sobre a fiscalização da velocidade dos veículos, os medidores de velocidade fixos são aqueles de caráter duradouro, com registro de imagem e sinalizado por placa R-19 (como na imagem). De acordo com o CTB e a Resolução nº 798/2020, os redutores são capazes de aferir a velocidade e, caso superior a máxima permitida, enseja com que o condutor do veículo seja passível de aplicação automática de infração de trânsito, com multas que variam de R$130,16 até R$ 880,41, podendo o proprietário ou o condutor receber de 4 a 5 pontos na sua CNH, com possibilidade até mesmo do somatório ensejar em sua suspensão. Dessa forma, a SETTRANS informa à toda a população do município de Araguari os locais em que esses 9 (nove) redutores de velocidade já se encontram instalados e em funcionamento, bem como os outros 6 (seis) que estão em fase de finalização para iniciar as operações em breve.