UBS Novo Horizonte alerta para danos causados pelo tabagismo

O “Dia Mundial sem Tabaco”, ou “Dia Mundial de Luta contra o Tabaco”, comemorado anualmente em 31 de maio, tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A data foi criada em 1987 pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a OMS, a epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano, custando aos lares e aos governos mais de US $ 1,4 trilhão, em razão de despesas com saúde e da perda de produtividade. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média rendas.

Com essa preocupação em mente, a UBSF Novo Horizonte realizou nodia 31 de maio, a 8ª edição de uma programação com vistas à educação de saúde. Participaram membros da comunidade, pacientes, familiares de fumantes, como também alunos do Ensino Fundamental do CEM Papa João XXIII. A programação contou com palestras educativas, com temas relacionados a doenças eaos malefícios do tabaco para a saúde, entre outros, proferidas por profissionais da equipe da UBSF e convidados.

Segundo a enfermeira Anna Luiza, da UBSF Novo Horizonte, “as ações educativas do Dia Mundial sem Tabaco são de extrema importância para a informação e conscientização de toda a comunidade sobre os danos que o tabaco causa, não só no fumante, como em todos que convivem em ambientes poluídos pela fumaça do tabaco. Devido aos inúmeros dados que comprovam diversos malefícios causados pelo tabagismo, a Unidade Básica de Saúde da Família do Novo Horizonte fez mais essa ação, com o objetivo de educar e informar sobre esse vício”.

TABAGISMO

Muitos estudos evidenciam que o consumo de derivados do tabaco causa quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).

Além disso, esses estudos mostram que o tabagismo é responsável por:

• 200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);
  • 25% das mortes causadas por doença coronariana;
  • 45% das mortes causadas por doença coronariana na faixa abaixo dos 60 anos;
  • 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa abaixo de 65 anos;
  • 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema;
  • 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
  • 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer tabaco-relacionados (boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo do útero);
  • 25% das doenças vasculares (derrame cerebral, trombose).

O tabagismo ainda pode causar:

• impotência sexual no homem;
  • complicações na gravidez;
  • aneurismas arteriais;
  • úlcera do aparelho digestivo;
  • infecções respiratórias.

Ao parar de fumar, o risco de ter essas doenças vai diminuindo gradativamente e o organismo do ex-fumante vai se restabelecendo. As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão;
  • 5 vezes maior de sofrer infarto;
  • 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;
  • 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Se parar de fumar agora...

• após 20 minutos sua pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal;
  • após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
  • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar readquire a capacidade de identificar sabores;
  • após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.

Quanto mais cedo a pessoa deixa de fumar, menor o risco de adoecer. Quem não fuma, aproveita mais a vida!

FOTOS:          Secretaria Municipal de Saúde