Superintendente de Água e Esgoto realiza visita técnica ao CODAU - Uberaba

A gestão administrativa e financeira do CODAU foi tema de um encontro no último dia 10, entre o Superintendente da SAE – Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, a direção da autarquia em Uberaba e gestores do Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia (DMAE). O grupo se reuniu com o presidente Luiz Guaritá Neto e o diretor Financeiro e Comercial, Luiz Antônio Molinar Henrique.

 

O superintendente da SAE – André Reis, juntamente com Luiz Humberto F. de Souza, engenheiro civil do Dmae Uberlândia, foram conhecer a formatação das estratégias de gestão em relação ao gerenciamento financeiro do CODAU, as formas de cobrança dos serviços, as mudanças de gerenciamento do parque hidrométrico da autarquia, as medidas de combate à inadimplência, entre outras questões.

 

Em Araguari, por exemplo, um dos gargalos enfrentados pelos dirigentes é o não pagamento de consumo hidrometrado. A cidade adota a pena d’água, quando apenas existe um ramal de água para as residências, mas sem hidrômetro. Situação que impede o controle do consumo, estimula o desperdício e a cobrança de tarifa é abaixo do ideal, do ponto de vista financeiro”, destacou o Superintendente André Reis.

 

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, colocou a equipe técnica do Codau à disposição dos dirigentes de Araguari e Uberlândia para ajudar no que for preciso. As duas empresas já mantém relações com o Codau, por meio do Comitê de Bacias do Rio Araguari.

 

Assim como o Codau, os serviços de água e esgoto de Uberlândia e Araguari também são conselheiros do CBH Araguari. Em nossos encontros debatemos o uso da bacia hidrográfica e quais ações podemos realizar em conjunto neste sentido”, conclui Ivone Borges, coordenadora dos programas ambientais da autarquia.

 

Essa troca de informações entre as autarquias dos três municípios vem nos oferecer novas alternativas para que possamos oferecer um serviço de água e esgoto com qualidade e precisão para toda a cidade de Araguari”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

 

FOTO: SAE – Superintendência de Água e Esgoto