Secretário de Políticas Sobre Drogas de Araguari visita Comunidade de Bethânia

O Secretário de Políticas sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, desde que assumiu a pasta em janeiro desse ano, tem se mostrado extremamente interessado e preocupado em oferecer aos dependentes químicos de Araguari a possibilidade de se tratarem e se recuperarem.

Diante dessa preocupação, uma das suas ações tem sido a de oferecer apoio irrestrito às Comunidades Terapêuticas Ser Livre, El Shaday e Pró Vida, e à Associação Casa de Davi, existentes no município e que prestam um excelente trabalho à sociedade.

Ao tomar conhecimento da Comunidade Bethânia, localizada entre Araguari e Uberlândia, Ailton e sua equipe do Departamento de Cuidados agendaram uma visita técnica à Comunidade, onde conheceram o funcionamento e suas dependências.

A Comunidade Bethânia nasceu em 1995, em São João Batista, Santa Catarina, a partir de um sonho do Pe. Léo, como resposta concreta à grande necessidade de combater o problema das drogas, o aumento de soropositivos, o grande número de adolescentes grávidas solteiras abandonadas, o crescente número de menores nas periferias das cidades.  Assim, inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, esta Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver.

Na nossa região, a Comunidade Bethânia está funcionando desde abril de 2014, tendo em sua administração Ulisses Carlos Nunes de Lima, Regiane Aparecida de Carvalho Nunes e Nilza Cristina Domingos.

Um dos inúmeros benefícios da parceria entre a Comunidade Bethânia e a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari é a disponibilização de vagas de internação para pessoas do sexo feminino, que é uma das grandes dificuldades do município, já que não há nenhuma comunidade local que ofereça esse serviço. Outro benefício é que todas as vagas oferecidas pela Comunidade são de cunho social, ou seja, sem nenhum valor para o dependente.

Como parte das atividades desenvolvidas pelos internos na luta pela autorrecuperação, a Comunidade tem uma panificadora na qual os mesmos, além de se capacitarem e desenvolverem um trabalho terapêutico, produzem um delicioso pão, que é comercializado na sociedade, provendo verbas para a autogestão da comunidade.

O Secretário Ailton há algum tempo sonha com a implantação de uma panificação nas Comunidades Terapêuticas e na Casa de Davi em Araguari, com o objetivo de fornecer aos internos dessas casas uma qualificação profissional para que sejam reinseridos à sociedade ao final do tratamento. Esse sonho está próximo de se realizar. Todos os equipamentos, galpão e curso já foram ganhos por um parceiro que conheceu o projeto e assim como o gestor da pasta, apaixonou-se pela causa. As adequações e documentações necessárias para a implementação estão sendo providenciados. Em breve o sonho se tornará realidade também em Araguari.

FOTOS:                Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas