Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas inicia suas atividades

O consumo de drogas lícitas e ilícitas aumentou consideravelmente nos últimos anos quando se trata do território brasileiro. Atualmente, drogas como crack e cocaína superam, em consumo, por exemplo, a maconha. As drogas hoje são a principal preocupação das famílias.

O problema do consumo de drogas no Brasil e na cidade de Araguari é bastante significativo e ainda ameaça a segurança da população.

Nesse cenário, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, na administração 2017/2020, sob a gestão do Secretário Ailton Oliveira Souza, tem o objetivo de ser modelo para outros municípios da região na prevenção ao uso de drogas, assim como no encaminhamento para o tratamento de dependentes químicos e a reinserção social dos mesmos.

O Secretário ressalta que “no âmbito nacional, temos o exemplo de outras secretarias de políticas sobre drogas que foram criadas e não se sustentaram, uma vez que o tema hoje é o de maior desafio para qualquer gestão pública. Na contramão do panorama brasileiro, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari superou todas as expectativas, e tem sido referência na administração de políticas públicas na prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas e no cuidado aos dependentes de substâncias psicoativas. Temos o apoio total do prefeito Marcos Coelho de Carvalho para dar continuidade no trabalho que já foi realizado e que trouxe bons frutos, como para inovar com outros projetos que trarão mais segurança à sociedade e acalento aos corações das famílias que sofrem com o mal das drogas”.

Situação administrativo-financeira encontrada pela nova gestão

O Brasil enfrenta um momento único na história no que se refere à crise financeira pela qual passa o país, e que atinge todos os municípios brasileiros. Diante da atual conjectura, o Secretário de Políticas Sobre Drogas enfrentará grandes desafios ao assumir uma pasta nova, com escassos recursos financeiros para realizar o trabalho de prevenção ao uso de drogas e no cuidado aos dependentes químicos. No entanto, ao assumir a pasta, pode-se comprovar que não há dívidas deixadas pela gestão anterior.

A frota de veículos é composta, na sua grande maioria, por carros cedidos pela Justiça Federal à Secretaria, como fiel depositário. Devido à troca de governo, alguns carros fora devolvidos e outros se encontram sem manutenção, em condições precárias de uso para a realização de transportes diários de pacientes para tratamento.

FOTOS: Secretaria de Políticas Sobre Drogas