Secretaria de Obras realiza obras na Estrada que dá acesso à região de Campo Redondo,Ararapira e Florestina

A estrada que dá acesso à região de Campo Redondo, Ararapira e Florestina, após ficar interrompida totalmente por aproximadamente duas semanas, pela existência de enormes crateras, o que inviabilizou o tráfego dos moradores locais, foi reestabelecida pela Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Obras recentemente.

No dia 26 de agosto, o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), o Secretário de Obras, Jaime Battaglini, o Subprocurador do Município, Fernando Martins, e o Vereador Cláudio Coelho (SD) fizeram uma reunião com os moradores das comunidades. OPresidente da Câmara, Luís Construtor (PSDB), e os vereadores Levi Siqueira, líder do Governo (PMDB), Carlos Machado (PSL), Wesley Lucas (PPS), Wellington das Botinas (PMN), Virgínia Alcântara (PTC), Warley Maravilha (PMB), Ana Lúcia (PTC), Lúcio Flávio (PSDB), Jander Patrocínio (PSB) e Wanderley Inácio (PRTB) se juntaram ao Vereador Cláudio Coelho e Paulo do Vale (PV), que apresentaram requerimento de nº 1670/2017 para a abertura da estrada, o que ocorreu imediatamente.

“Fizemos uma reunião com os moradores das comunidades a fim de resolver a questão, que estava prejudicando toda a comunidade. Concluiu-se que o interesse da comunidade não poderia ficar abaixo do interesse de um particular, ” relatou o Vereador Cláudio Coelho, ressaltando que tudo foi feito de forma legal. “Munido de documentos, fomos até a estrada para acompanhar a abertura, que ocorreu de forma tranquila, com o acompanhamento da Polícia Militar”, finalizou.

Foi feito também um bueiro na represa para possibilitar a execução da antiga estrada Municipal de Acesso da BR/MG 050, com a colocação de tubos, manilhas e pedras, conforme falou o Secretário de Obras, Jaime Battaglini.

“A estrada de acesso foi solicitada por todos os agricultores e proprietários de terra na região do Campo Redondo e Florestinaem reuniões, quando estiveram também presentes a Polícia Militar e a Polícia Ambiental. Ainda há dois mata-burros, que serão instalados oportunamente, ” declarou o Secretário.

“A Secretaria de Obras agiu dentro da legalidade; primeiro, buscamos a Procuradoria, e depois o Prefeito, que concordou em retirar a obstrução, que era um grande monte de terra que interrompia a passagem. Hoje a estrada tornou a fluir normal”, declarou Battaglini, que também informou que a estrada foi alinhada, retirando-se perigosa curva que havia.

O 3º Sargento Regis Naves e o Cabo Cunha, acionados ao local com a denúncia de que havia infração, verificaram que se tratava de área de preservação permanente. Entretanto, a intervenção ocorria com autorizações. “A intervenção foi autorizada pela SUPRAM ao município de Araguari por meio da Autorização Prévia de Supressão e Intervenção em Área de Preservação Permanente, de nº 01/2017, datada em 1º de setembro de 2017, com validade para um ano, ” informou o Sargento Naves. “Pelos danos que sofreu, precisava da autorização, “ finalizou.

“Como os agricultores e proprietários de fazendas pediram a volta da estrada velha, como era há 30 anos, determinei que se construísse a estrada reta. Tivemos a autorização da SUPRAM e do IF, órgãos ambientais, não danificando a represa. Essa região é muito importante para o município, e continuaremos a realizar obras que favoreçam nossos munícipes, ” ressaltou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

Toda a obra feita na estrada de acesso à região do Campo Redondo e Florestina, que existe há mais de 110 anos, atende às especificações da Lei Complementar 3911/2003, que trata do programa de conservação das estradas rurais de Araguari.

FOTO:                Secretaria Municipal de Obras