Secretaria de Meio Ambiente promove momento de confraternização com ASCAMARA

Com uma preocupação voltada para fortalecer os laços da parceria com a Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Araguari – ASCAMARA e a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Meio Ambiente promoveu momento de confraternização entre os associados e servidores públicos ontem, dia 09. O momento de lazer e descontração aconteceu no Barracão da ASCAMARA.

Por meio de um convênio firmado há 13 anos, a Prefeitura Municipal oferece à Associação de Catadores toda a parte operacional, sendo disponibilizados para atuarem no trabalho três caminhões, três motoristas, três ajudantes, e a Gestora Técnica e Educadora Ambiental, Débora Gomes Teixeira, que faz o trabalho interno e externamente, apoiando a Associação e os parceiros que participam da coleta seletiva.

Esse apoio técnico é o que dá o suporte necessário para que o projeto da coleta seletiva funcione e que haja uma boa relação entre os parceiros, a parte operacional e a parte de destinação final, que é da associação, ”salientou.

Além disso, é importante enfatizar a participação da sociedade, que separa o resíduo nas casas, e os catadores, que fazem o trabalho na central de triagem.

O Secretário de Meio Ambiente também comentou a importância do trabalho da ASCAMARA. “Esse trabalho envolve a aplicação do princípio dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. É um estímulo à mudança de hábitos e costumes de nossa população,”explicou Hamilton Tadeu de Lima.

O Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) destacou:“A maior parte do lixo que geramos diariamente é reciclável e pode ajudar a fazer a diferença na vida de pessoas que exercem esse lindo trabalho. A coleta seletiva possibilita a geração de renda, emprego e inclusão social para centenas de pessoas, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muitos e, além disso, exaltando o respeito ao meio ambiente, ”finalizou o Prefeito.

FOTO: ASCOM