Secretaria de Meio Ambiente coleta pneus usados e encaminha para reciclagem

Problema comum em muitas cidades, os pneus usados, que inclusive são criatórios do mosquito Aedes aegypti, muitas vezes não têm seu destino correto. Em Araguari, a Prefeitura, por meio das ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceira com a equipe de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realiza a coleta de pneus inservíveis.

Nesta semana, foi encaminhada para reciclagem uma carga com aproximadamente 14 toneladas de pneus. O material recolhido é proveniente de consumidores, borracharias e das coletas promovidas pela Secretaria de Saúde em dias de mutirão, e também do Eco Ponto.

Aqui em nosso município, o ponto de coleta de pneus inservíveis fica no Eco Ponto, na Estrada para a Ponte Preta, ao lado do Cemitério Parque. A entrega pode ser feita todos os dias da semana. Os pneus são armazenados de maneira correta e posteriormente encaminhados à reciclagem”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior.

No processo de coleta, a Reciclanip é a empresa responsável pelo transporte; os pneus são encaminhados para destinação final, sendo uma delas o coprocessamento em fornos de usinas, na cidade de Matozinho - MG.

No último dia 14, a Reciclanip fez mais uma coleta. Os pneus recolhidos, alocados de maneira correta na carreta, seguiram para a cidade de Matozinho, onde serão utilizados como combustível em usinas, uma alternativa de reutilização desses pneus inservíveis”, finalizou o Secretário.

Zona Rural

A Secretaria de Meio Ambiente também fez a coleta de pneus que não são mais utilizados para rodagem na região do distrito de Amanhece.

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, que consiste em recolher o material reciclado, pneus, no distrito de Amanhece e também eu outras localidades rurais de Araguari, é de grande valia para o município, pois assim diminuímos os criadouros do mosquito Aedes Aegyptie diminuímos consequentemente os casos das doenças transmitidas por esse mosquito”, destacou Marcos Coelho (PMDB), Prefeito de Araguari.

PROCESSO DE DESPACHO

Sempre que chega próximo a 3.000 mil unidades, empresas especializadas que buscam dar destinação ambientalmente adequadas ao resíduo são acionadas para o recolhimento e o reaproveitamento de pneus. Estes podem ser transformados em combustível na indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha, origem de tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.

Com o crescimento da frota de veículos do Brasil, aumenta também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogada ao meio ambiente, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira Costa – Assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

FOTO:       Secretaria de Meio Ambiente