Remédios chegam à Farmácia Municipal

Já chegaram à Farmácia Municipal os medicamentos enviados pela Farmácia de Minas, Programa do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sendo um de seus propósitos garantir o abastecimento regular de medicamentos essenciais aos serviços de saúde, por meio da Regionalização da Assistência Farmacêutica.

De acordo com a Coordenadora da Farmácia Municipal, Andresa Piassa, estes medicamentos básicos, assim que foram entregues em Araguari, já começaram a ser distribuídos e a população se mostrou muito satisfeita de poder voltar para casa com alguns dos remédios que vêm buscar, entre eles hipertensivos e medicamentos para dor.

Até o final de abril, no máximo na primeira semana de maio, os medicamentos licitados já deverão estar sendo encaminhados à Farmácia Municipal, o que beneficiará toda a população araguarina que frequentemente vem buscar aqui os medicamentos necessários”, relatou Andresa Piassa.

“Estamos trabalhando para reabastecer o estoque da Farmácia e, consequentemente, normalizar o atendimento, assegurando medicamentos para os usuários da saúde pública. Esse comprometimento é meu, do Dr. Clayton e também do Secretário de Saúde”, disse Marcos Coelho – Prefeito de Araguari (PMDB).

A cidadã Thaís de Fátima veio até a Farmácia Municipal buscar medicamentos para o pai e a mãe, e comentou: “Consegui levar 4 dos 5 medicamentos necessários, dentre eles o remédio de pressão, o remédio para AVC, a vitamina que meu pai precisa tomar e o remédio para diabetes. Sinto-me aliviada por poder pegar os remédios, mesmo que sejam parte do que meus pais necessitam diariamente. Venho aqui todo mês e essa vez levo mais remédios pra casa que antes”, finalizou.

Remédios Vencidos

Um dos problemas enfrentados na Farmácia, encontrado pela atual gestão foi a grande perda de medicamentos devido ao prazo de validade.  Para resolver essa questão, a Farmácia Municipal conta hoje com um programa cujo sistema foi acrescido para que a listagem de medicamentos seja regularmente conferida quanto ao prazo de validade. Mensalmente, faz-se um relatório com os medicamentos vencidos no mínimo 90 dias, que podem ser distribuídos para doações.

Doação por parte da população

A comunidade araguarina também pode doar remédios para a Farmácia Municipal. Para doação, servem medicamentos não mais utilizados pelos pacientes, e que são, muitas vezes, jogados fora. Dessa forma, o responsável pelo almoxarifado da Farmácia, Cairo Vinícius dos Santos, faz um apelo à população:

Aqueles medicamentos sem uso, mesmo que seja apenas um item, e que ainda não foram mexidos na embalagem, podem ser trazidos para a Farmácia Municipal, que nós os encaminharemos para doação”.

FOTOS:                ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE​