Projeto GELATEQUINHA encanta crianças do CMEI Irmã Margarida

Em torno de 80 crianças e profissionais do Departamento Pedagógico Infantil, Supervisoras e Diretoras da Secretaria de Educação, do Núcleo de Apoio a Inclusão, e o idealizador do Projeto, Francisco Pollyano Ribeiro participaram ontem, 16, da inauguração do Projeto “Gelatequinha” no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Margarida, localizado no Bairro do Bosque.

Após a bela recepção pela carismática “Pipoca”, uma simpática amiga das crianças, ao adentrar na escola já se sentia o clima de alegria e entusiasmo em função deste projeto que pretende impulsionar a leitura a todos os seus 160 alunos, de 4 a 5 anos.

A proposta da Gelatequinha, similar à da Gelateca, é ampliar o interesse pela leitura e incentivar a criatividade, oferecendo a oportunidade de as crianças poderem levar livros infantis para casa, devolvendo-os após a leitura. Da meta de 120 livros para o CMEI, conseguiram-se em torno de 100 livros infantis, incluindo gibis.

Francisco Pollyano Ribeiro, mentor do Projeto, disse que a ideia de se adaptar o Projeto “Gelateca” para crianças em idade de alfabetização se deve ao fato de a leitura ter feito sempre parte de sua vida, desde a infância.

“A Gelatequinha do CMEI Irmã Margarida é a primeira em Araguari. Depois, daremos sequência ao Projeto levando outras Gelatequinhas a cada CMEI, às escolas rurais, e às escolas da Rede Municipal. Para isso, precisamos e contamos com a doação de livros de leitura infantil, como também de frigobares e geladeiras”, acrescentou Pollyano, que conta com parceiros voluntários neste e noutros projetos, ainda em implementação.

De acordo com a Coordenadora do CMEI Irmã Margarida, Núbia do Carmo Naves Machado, “a ‘Gelatequinha’ irá trabalhar de forma domiciliar, pois o aluno escolherá o livro que quer ler e o levará para casa. O pai, percebendo o valor e a importância da leitura na vida de seu livro, poderá compartilhar a ideia, fazendo, inclusive, doação de outros livros de leitura”.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, uma vez mais se alegra com a inovação de projetos como o “Gelatequinha”, em que “as crianças do município de Araguari poderão desenvolver a criatividade, a inteligência, a imaginação, adquirindo cultura, conhecimento e valores através da leitura de livros infantis”.

“Todos sabemos que é extremamente importante que as crianças adquiram o hábito da leitura, por isso a Prefeitura incentiva o Projeto ‘Gelatequinha’, que mostra para a criança que a leitura é uma atividade prazerosa. As crianças precisam ser encantadas pela leitura”, declarou o Prefeito Marcos Coelho.

PROJETO GELATECA

GELATECA é uma geladeira-biblioteca comunitária para adultos e crianças, localizada, em Araguari, nas Praças Getúlio Vargas e Manoel Bonito.

Por meio de doações de livros de leitura, que podem ser retirados para serem levados para casa, tendo-se o compromisso de devolvê-los em perfeitas condições, para que o próximo leitor possa fazer o mesmo. É assim que se rega uma sementinha plantada!

FOTOS: ASCOM – Secretariade Gabinete

Legenda: Francisco Pollyano Ribeiro, idealizador do Projeto GELATECA