Projeto de duplicação da pista de acesso ao Pica Pau é apresentado

No início da tarde dessa segunda-feira, 29 de maio, foi feita a entrega solene do projeto de duplicação da pista que dá acesso ao Pica Pau Country Club ao Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB). O projeto, confeccionado pelo 2º Batalhão Ferroviário em parceria com o clube, é resultado de reivindicações de muitos anos, conforme disse o Presidente do clube, Sebastião Cardoso de Farias.

”Os grandes eventos do clube fazem com que surjam dificuldades na saída, congestionando o trânsito pelo fluxo de pessoas, que é muito grande. Com a duplicação, a realização de grandes eventos não ficará limitada ao acesso de entrada e saída. O clube tem uma estrutura para grandes eventos, e queremos proporcionar isso com muita segurança para quem busca o nosso espaço”, explicou Sebastião Farias.

De autoria do ex-vereador e atual Secretário Municipal de Governo, Rafael Guedes, a proposta da emenda tem o objetivo de proporcionar alargamento na pista, favorecendo o escoamento de pessoas com tranquilidade e segurança, particularmente em datas especiais, como Carnaval, Dia das Crianças, Festa Junina, como também em outros grandes eventos, como shows musicais, por exemplo, não patrocinados pelo clube.

A pista proposta sai do Pica Pau e vai até a primeira pista de acesso no Jardim Panorama. Embora seja um pequeno trecho, é de grande importância pois dá total escoamento das pessoas e de carros. O projeto foi hoje encaminhado ao Poder Público Municipal em razão de uma permuta estabelecida anteriormente: a área a ser ocupada com a pista será destinada ao município que, por sua vez, será responsável pela sua pavimentação.

Tivemos uma parceria com o Batalhão para o projeto, e queremos a parceria com o poder público para a construção da pista de saída. A doação da área física para o Município já foi aprovada em Assembleia. Agora, encaminhamos o projeto que, por sua vez, será mandado para aprovação na Câmara Municipal, dando sequência através da licença ambiental para a construção da pista”, comentou o Presidente Sebastião.

Para Inácio Marcelo Gonçalves, a quantidade de associados e frequentadores do clube exige, nos dias de hoje, uma estrutura que melhor atenda o público. “O acesso ao Pica Pau foi construído na década de 70, quando o número de associados era bem menor. Hoje, esse número chega a quase 12 mil, o que acarreta transtorno muito grande na entrada das pessoas no clube, caso haja necessidade de evacuar pessoas, como num acidente. Tal situação já foi constatada várias vezes por nós, pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, o que justifica tal alargamento”, ressaltou o Diretor de Patrimônio do Pica Pau Country Club.

Além disso, a ACA – Associação dos Cafeicultores de Araguari, realiza há 22 anos a FENICAFÉ, Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, conhecida e visitada por 6 mil pessoas diariamente, movimento que acarreta congestionamento e dificuldade de evacuação das pessoas. “A FENICAFÉ é uma referência nacional, crescendo muito a cada ano. O Município precisa oferecer um espaço para Araguari não perder a Feira, que traz renda para o município nesses três dias, levando o nome de Araguari a nível nacional e internacional, como sabemos”, reforçou Gonçalves.

O Presidente da ACA, Cláudio Morales, expressou sua satisfação com a iniciativa do clube, salientando que para a FENICAFÉ a duplicação da via é de muita importância. “Sabemos que a Fenicafé leva o nome de Araguari para o Brasil e para o mundo, levando também o nome do clube, por meio de suas imagens. A duplicação para os nossos convidados, produtores e participantes da Feira é muito importante. É maravilhoso isso que o Pica Pau está fazendo, principalmente quando, durante a Feira, ouvimos reclamações referentes às constantes filas por causa do trânsito”, finalizou.

Responsável pela confecção do projeto, o Comandante do 2º Batalhão Ferroviário, Coronel de Engenharia Fábio Lincoln Lemos Lobo, manifestou sua satisfação por contribuir com a realização de anseios do clube e do município. “O projeto demorou cerca de 6 meses para ser feito, o que nos dá grande alegria ao colaborar com o clube e o município, atendendo às solicitações de seus associados, que hoje representam 10% da população, e de todos que frequentam o clube. Dependendo das negociações do clube, da Prefeitura e do Batalhão, há uma possibilidade de tocarmos a obra”, acrescentou ao final.

Para o Prefeito Municipal, o Pica Pau Country Club oferece opções de lazer à população de Araguari, além de gerar outras oportunidades de desenvolvimento e de economia. “Nesse momento, sabemos que fazer uma obra de duplicação da entrada importa a toda a sociedade araguarina, não somente associados e frequentadores irão se beneficiar. O município pode participar dentro da legalidade e dos parâmetros normais legais, obedecendo à um cronograma de obras. Buscaremos fazer o trâmite da melhor forma, obtendo o referendo da Câmara Municipal, tudo com muita transparência para toda a população”, ressaltou Marcos Coelho, enfatizando a importância da obra para o município.

Fotos: ASCOM – Secretaria de Gabinete