PROJETO CARAVANA VIVA LIVRE NA PRAÇA

Iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, em respostas às crescentes demandas sociais envolvendo a problemática das drogas e suas ramificações, o Projeto “Caravana Viva Livre” tem caráter itinerante, levando aos bairros de Araguari alguns dos serviços ofertados pelos Departamentos de Prevenção e Cuidados da Secretaria.

Assim, na tarde da última sexta-feira (10), o Projeto foi apresentado à população araguarina, em sua primeira edição deste ano, acontecendo na Praça Manoel Bonito. Foram oferecidas informações sobre a pasta à população em geral, como também trabalho de prevenção primária às crianças e aos adolescentes, com atividades lúdico-pedagógicas, como pintura de rosto nas crianças, além da distribuição de panfletos informativos. A tarde também foi abrilhantada com louvores dos internos da “Casa de Davi”, e apresentação de dança da CUFA (Central Única de Favelas).

Contando com uma equipe multidisciplinar, a Secretaria de Políticas sobre Drogas teve o apoio de uma assistente social, querealizou abordagem de dependentes químicos moradores de rua que passaram por aquele local, e que mostraram interesse em receber ajuda da rede de cuidados do município.

De acordo com a Sub-Secretária, Mariana Quirino Ferreira, “o projeto faz parte do calendário de ações da Secretaria para o ano de 2017, que deverão acontecer de fevereiro a dezembro, sempre uma vez por semana”.Ressaltou também que o objetivo maior é levar os serviços da Secretaria à população que, por motivos diversos, ainda não os conheça ou não tenha a oportunidade de se deslocar até a sede da Secretaria.

Sobre as parcerias, Mariana Quirino acrescentou que grande parte do sucesso do Projeto, sem dúvida, é o apoio recebidodas Escolas Municipais, das casas que abrigam dependentes químicos, da CUFA (Central Única de Favelas), da FAEC (Fundação Educacional e Cultural de Araguari), além de outras instituições parceiras, que acreditam que é através do trabalho conjunto que se pode diminuir o número de jovens e adolescentes envolvidos nas drogas e, infelizmente também, na marginalidade.“A cada nova edição do Projeto, novas parcerias serão realizadas para atrair as crianças e jovens através de atividades saudáveis que despertem o prazer e diminuam a vulnerabilidade desse público”, concluiu.

FOTOS: ASCOM - Secretaria Municipal de Gabinete / Secretaria de Políticas sobre Drogas