Programa “Identidade Jovem” será implementado em Araguari

A Secretária Eunice Maria Mendes recebeu, no dia27 de junho, na Secretaria do Trabalho e Ação Social, toda a equipe técnica dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e também o Vereador Warley Maravilha (PMB),  para discutirem as diretrizes de como será implementado em Araguari o Programa Social “Identidade Jovem”. Na oportunidade, o Assessor Especial da Juventude, Guilherme Afonso de Figueiredo Martins, palestrou sobre este benefício do Governo, previsto no Decreto Federal 8.537/2015, e aprovado pelo Estatuto da Juventude. O programa ID possibilitará um documento de benefício de meia-entrada dos jovens em eventos artísticos-culturais e esportivos, bem comode vagas gratuitas ou descontos no sistema de transporte coletivo interestadual.

O público-alvo do benefício são jovens entre 15 e 29 anos com renda mensal familiar até 2 (dois) salários mínimos, cujos dados estejam inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda agrupadas em um só lugar, o qual foi realizado pela Secretaria do Trabalho e Ação Social.

Uma comissão composta pelo poder público, entidades e órgãos do município será formada a fim de fiscalizar os gestores municipais onde o programa for oferecido. Esta comissão também irá acompanhar os jovens beneficiados, cerca de 4.922 no nosso município, cuja previsão para implementação do projeto está prevista para o mês de agosto.

Para ter acesso ao cartão, o beneficiário deve acessar o endereço eletrônico da Caixa Econômica Federal, que é uma das parceiras do Programa. “Outra forma de cadastro é através do aplicativo que pode ser instalado em smartphones. Não há nenhum custo, basta inserir o NIS (Número de Identidade Social), ” ressaltou Guilherme Afonso de Figueiredo Martins.

Para a Secretária Eunice Maria Mendes, o programa é uma forma de garantir os direitos da juventude: “O ID Jovem permite a inclusão social de muitos jovens do município que, hoje, não têm condições de acesso à cultura, à diversão, ao esporte e ao lazer”, acrescentou.

O Prefeito Municipal, solidário às causas da juventude, disse que o estímulo à cultura é essencial e necessário: “É importante que o programa ‘Identidade Jovem’ seja bem recebido em nosso município. Estaé mais uma vitória das políticas públicas para nossa juventude, que terá mais acesso a salas de cinema, teatros, estádios de futebol ou empresas de transporte interestadual”, comentou Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social