Programa GIRA SOL lança nova Cartilha

O Secretário Municipal de Educação, Werley Macedo, abriu o encontro do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, que apresentou sua nova Cartilha na tarde de ontem (14), na UAITEC, a educadores da Rede de Educação do município de Araguari. Estiveram presentes também o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Júnior, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, Supervisores e Coordenadores da Rede Municipal de Educação.

Um kit, contendo projetos, cartilhas e orientações de como melhor utilizar essa importante ferramenta de desenvolvimento do conteúdo ambiental foi entregue à todas as Supervisoras das Escolas Municipais e às Coordenadoras dos CMEIs.

“Nesse primeiro momento, a cartilha foi entregue à Rede Municipal de Ensino, mas elas serão também entregues à Rede Estadual e, por fim, à Escolas Particulares, dada a relevância do conteúdo, e a qualidade do material”, comentou o Secretário Municipal de Educação, Werley Macedo.

Para Sílvia Helena Fernandes de Sousa, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol, as parcerias mantidas têm sido o sustentáculo e o estímulo para que seja produzido um material de alta qualidade, com sugestões de trabalhos a serem desenvolvidos nas salas de aula, oferecendo metodologias de como trabalhar o conteúdo de forma permanente, o que vem atender à determinação do Prefeito Marcos Coelho, visto ser o Meio Ambiente uma séria questão, uma de suas prioridades de governo.

Anna Carolina Carrijo, Supervisora recém aprovada no Concurso Público para oC.E.M. Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues, disse estar “encantada com a dedicação e o trabalho dos profissionais da Secretaria de Educação de Araguari, por meio de seus projetos e de suas propostas”.

Cartilha do Programa de Educação Ambiental Gira Sol

A nova cartilha tem o objetivo de apresentar propostas e projetos a serem desenvolvidos em todos os níveis de ensino, buscando nas relações interpessoais e com o meio ambiente novas posturas e ações relevantes para garantir uma melhor qualidade de vida hoje e das futuras gerações.

Em suas 48 páginas, a Cartilha apresentaum histórico desde sua criação em 1997, fotos de principais eventos ao longo destes 20 anos, eixos temáticos a serem trabalhados, oferecendo a todos os educadores interessados sugestões de como trabalhar de forma interdisciplinar, perpassando todos os conteúdos programáticos. Apresenta também um calendário ecológico, com programação de eventos e atividades em datas comemorativas alusivas ao meio ambiente.

Buscando trabalhar de forma mais lúdica e criativa, foi criada a Ecoturminha, mascotes do Programa Gira Sol, com o intuito de que a classe estudantil e a sociedade sejam incentivadas e conscientizadasda importância de cuidar, preservar o meio ambiente e lutar pela construção de um mundo sustentável e mais justo.

FOTOS: Secretaria de Educação / ASCOM – Secretaria de Gabinete