Prefeitura Municipal oferece curso de formação para membros da CIPA

Em atendimento à Norma Regulamentadora 5, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, item 5.32, a Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Administração, e com a parceria com o CAE – Centro de Apoio Especializado e o Corpo de Bombeiros, iniciou hoje, 30, o Curso de Formação para membros da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é obrigatório após a sua eleição.

Segundo a Engenheira do Trabalho do SEESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Daiany Jacinta de Carvalho, foram instituídas 4 CIPAS em toda a administração pública, tendo sido as Secretarias agrupadas de acordo com os grupos de risco mais próximos, o que irá favorecer o acompanhamento mais de perto pelo SEESMT: “Os grupos de CIPA contarão com o acompanhamento, ajuda e orientação de uma técnica de segurança, para que eles possam, então, desenvolver o trabalho. Cada CIPA foi dimensionada conforme os grupos de riscos mais próximos, variando o número de servidores de 16 a 27, e totalizando em 77 cipeiros,” esclareceu a Engenheira.

A carga horária do treinamento é de 20 horas, e os membros titulares e suplentes, eleitos e representantes do empregador, deverão ter pelo menos 15 horas de participação. Os temas abordados na formação compreendem estudo do ambiente, das condições de trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho, noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho, EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, prevenção e combate a incêndios, noções de primeiros socorros, entre outros.

A Secretária de Administração ressaltou a importância desse trabalho: “O índice de acidentes é baixo, mas mesmo assim temos esse cuidado grande porque estamos lidando com a vida do servidor. O SEESMT está sendo fortalecido e estruturado. Já foi contratado um médico do trabalho e fizemos um processo seletivo para mais um médico do trabalho. Foram ainda contratadas uma engenheira de segurança, uma técnica de segurança, com período de trabalho maior, e uma enfermeira do trabalho, que o município não tinha. O processo licitatório para a compra de EPIs também já está terminando, tendo sido até marcada a data para o pregão.” A Secretária ainda salientou que desde 2012, não são comprados EPIs na Prefeitura.

“Esperamos que o ano de 2018 comece com EPIs para todos os servidores. A Prefeitura equipou o SEESMT de gente, e agora está equipando de material, começando pelos novos computadores. Além disso, foi criada uma junta médica, que está ativa. Em andamento, encontra-se também o processo licitatório para os exames complementares que poderão ser exigidos em avaliações médicas. Ou seja, ele está todo sendo reestruturado para poder oferecer um serviço de melhor qualidade ao servidor público,” acrescentou  Thereza Christina.

Cada CIPA tem um Presidente, que é indicado pelo empregador e responsável pelo trabalho a ser desenvolvido pelas Secretarias pertinentes. Expedito Castro Alves Júnior, Presidente da CIPA 1, comentou sobre a importância do curso de formação. “Como sabemos da necessidade quanto à prevenção de acidentes, todos os servidores cipeiros foram liberados para participarem desse curso. Somos, assim, mais um meio para se estabelecer o diálogo e a conscientização entre os servidores e a Prefeitura. Buscamos a preservação da vida e a saúde do servidor,” comentou o Presidente da CIPA 1.

Precisamos da participação dos cipeiros nessa empreitada. Eles são o nosso apoio para que tenhamos um ambiente de trabalho mais seguro, pois com a CIPA, buscamos preservar a integridade física e mental do trabalhador. Que possamos seguir sem acidentes de trabalho na Prefeitura,” reforçou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete