Prefeitura de Araguari realizará o “Junho Branco”

O dia 26 de Junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional de Combate às Drogas. O uso de drogas é um mal social em todo mundo. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, cerca de 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, o que corresponde a uma média de 243 milhões de pessoas, usa drogas ilícitas. A última pesquisa do IBGE aponta um preocupante aumento do uso de drogas ilícitas pelos estudantes e o uso cada vez mais precoce dos mesmos.

Infelizmente a droga não perdoa nem as melhores famílias e nem os melhores municípios, no caso, Araguari. É um problema que atormenta pais, educadores, lideranças religiosas e mesmo os representantes políticos de nossa cidade.

As mais sérias pesquisas sobre a questão nos mostram um aumento do uso de drogas, mas principalmente, mostram-nos a necessidade de planejarmos ações preventivas adequadas ao grupo que desejarmos atingir. Prevenir não é banir a possibilidade do uso de drogas. Prevenir é considerar uma série de fatores para favorecer que o indivíduo tenha condições de fazer escolhas.

O Prefeito Marcos Coelho, consciente do seu papel de gestor, reconhece a necessidade de se investir cada vez mais na prevenção junto às crianças e jovens. “Trabalhar a prevenção do uso de drogas na infância e adolescência é fundamental. Se não trabalharmos com as crianças, vamos ficar sempre correndo atrás do tratamento do adulto.”

Diante desses fatos, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, realizará um mês de intensas atividades preventivas ao uso de Drogas, denominado “Junho Branco”. As ações envolveram além dos órgãos da própria prefeitura, instituições de ensino, entidades civis, COMAD, igrejas, comunidades terapêuticas, empresas, e outras instituições, todas envolvidas em uma só causa: unir forças na luta contra as drogas.

Algumas das ações contarão com a presença ilustre da Subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães. No início de abril a Subsecretária em visita a região recebeu o Secretário Municipal Ailton Oliveira Souza e ao ter conhecimento do trabalho desenvolvido pela pasta fez questão de estar presente na cidade de Araguari no “Junho Branco” e como presente irá pessoalmente ministrar dois cursos, um voltado para educadores e outro voltado para pessoas que lidam diretamente com a recuperação de dependentes químicos. Na oportunidade, será realizada no dia 12 de Junho a IV Conferência Municipal do COMAD, com abertura realizada por Patrícia Magalhães, palestra ministrada pela Mestra Bárbara Maria Turci e presença de várias autoridades.

Programação do “Junho Branco”

• 01/06 – Blitz “Viva Livre”

Horário: 9h e 30min.              Local: Praça Manoel Bonito

• 02/06 – Certificação “Parceiros da Secretaria na Prevenção ao uso de drogas.”

Horário: 15h                                       Local: Palácio dos Ferroviários

• 12/06 – V Conferência do COMAD

Horário: 18h e 30 min.                       Local: Capela da IMEPAC

• 13/06 – Curso para Educadores