Prefeito participa de reunião com representantes dos Agentes de Endemias

O Prefeito Marcos Coelho recebeu em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (13), o Secretário de Saúde – Dr. João Batista Arantes, representantes dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde, além dos vereadores Levi Siqueira (PMDB), Cláudio Coelho (Solidariedade), Wesley Lucas (PPS), Wanderlei Inácio - Mãe Preta (PRTB), Giulliano Sousa Rodrigues – Tibá (PTC), Dhiosney de Andrade Mendonça (PTC), Ana Lúcia Prado (PTB) e Virgínia Alcântra (PTC), para tratar questão da readequação da carga horária de trabalho do funcionalismo da Secretaria de Saúde. A carga horária dos servidores, reduzida de 40h para 30h, está em conformidade com a Lei 5.822, de 12 de dezembro de 2016.

Segundo informações da Procuradoria do Município, a lei beneficia o servidor; porém, a mudança inviabiliza recursos provenientes do Ministério da Saúde.  “Essa é uma mudança necessária para que possamos obter o recurso federal e manter a autoavaliação na qualidade do serviço”, informou o Prefeito.

Para o vereador e chefe da base do Prefeito Marcos Coelho na Câmara, Levi Siqueira (PMDB), a reunião teve seu ponto de equilíbrio quando foi apresentado aos representantes das classes ACE e ACS a necessidade da readequação das horas de trabalho: “Hoje informamos aos Agentes de Controle de Endemias e aos Agentes Comunitários de Saúde as problemáticas de mantermos as 06 horas. Deixamos claro, de maneira transparente e pautada na lei, que o readequamento é necessário para que possamos receber repasses, a fim de efetuarmos o pagamento de salários, como o caso do 14º salário que possui orçamento próprio e que poderá ser perdido, prejudicando o município e o próprio servidor”, destacou Levi.

Ficou acordado durante a reunião que as 08 horas serão retomadas com o comprometimento do pagamento do 14º salário, como também a inclusão da produtividade na Lei Municipal.

A profissão

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, sempre supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde.

Já o Agente de Endemias desempenha ações de vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, realizando para tanto inspeção cuidadosa em caixas d’água, calhas e telhados. Além disso, é também responsável pela aplicação de larvicidas e inseticidas.

FOTOS: ASCOM PREFEITURA DE ARAGUARI