Prefeito Municipal recebe estudantes americanos da área de Saúde

Projeto firmado entre IMEPAC e Universidade de Nova Iorque possibilita interação e conhecimento

O Prefeito Municipal, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), recebeu na tarde de hoje, 07, Divânia Araújo Freitas, Diretora Geral; Shirley Cristina da Silva, Gerente do setor de Comunicação e Marketing; Iolanda Zacharias França, Coordenadora de Estágios; e estudantes de medicina do IMEPAC – Instituto de Ensino Presidente Antônio Carlos, que estavam acompanhados por um grupo de intercambistas da Universidade Estadual de Nova Iorque, de Buffalo (EUA).

O projeto desta visita técnica de intercâmbio em saúde ao Brasil tem como objetivo apresentar aos estudantes o sistema de saúde pública brasileira, estreitando relações culturais e profissionais entre estudantes e professores dos dois países.

O grupo americano, formado pelo Diretor do Intercâmbio, John Stone, e alunos da área de saúde da State University of New York, visitou o Palácio dos Ferroviários, onde estiveram no Museu dos Ferroviários e no Museu da Imprensa, tendo conhecido um pouco da história de nosso município com relação à ferrovia.

Para o Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Estadual de Nova Iorque, a visita a Araguari foi muito proveitosa. “Os alunos compreenderam mais sobre o sistema de saúde do Brasil, o SUS, e os diversos níveis de atendimento. Além disso, houve muita interação cultural e social com os envolvidos – professores, alunos e as pessoas da comunidade e da Prefeitura. Apesar do pouco tempo, aprendemos muito, fizemos novas amizades e revimos amigos antigos”, relatou John Stone, que inclusive já morou no Brasil.

A estudante de Ciência do Exercício, Emma Francis, se sentiu feliz com tudo que viu e aprendeu em Araguari, ressaltando o carinho e a atenção com que pacientes são tratados nos hospitais. “O povo é muito preocupado com o ser humano, tem muita humanidade no sistema de saúde. Nos hospitais, todos se preocupam com os pacientes enquanto indivíduos. E passo a abrir mais meus olhos para isso quando voltar ao hospital, nos Estados Unidos, ao me relacionar com os pacientes”, comentou a americana que se encantou também com o cuidado e a preocupação do araguarino em se preservar prédios históricos, como o Palácio dos Ferroviários.

O Prefeito Municipal salientou a importância da troca de experiências entre culturas, sentindo-se honrado com a presença de mais este grupo de intercambistas: “Entendemos que muito se aprende com os exemplos e com as visitas quando realizamos viagens como essa. Para nós, foi muito importante este momento em que conversamos com americanos que sabem valorizar o que Araguari tem de bom, agregando valor e conhecendo aquilo que vieram buscar”, frisou Marcos Coelho.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete