Prefeito de Araguari participa do Fórum Regional de Governo Mineiro em Ituiutaba

Durante a abertura da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo, em Ituiutaba, Território Triângulo Norte, nesta quinta-feira (4/5), o Prefeito Marcos Coelho, juntamente com os Secretários Municipais de Educação, Werley Macedo, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, assistiram o governador Fernando Pimentel anunciar uma série de investimentos que vão beneficiar milhares de moradores da região. Entre eles, estão a destinação de R$ 1,5 milhão para implementação do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na região e a entrega de 26 ambulâncias e sete outros veículos para o desenvolvimento da agricultura.

Pimentel ressaltou em seu discurso o esforço do governo em atender as demandas da população, mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas em Minas Gerais e no país.

O Governo de Minas Gerais, nesses dois anos, tem feito todo o esforço para enfrentar essa crise, a maior da história do Brasil. Nunca o nosso país enfrentou uma crise econômica, política, institucional tão grave, profunda e extensa. Mas, se olharmos no entorno, Minas Gerais está saindo muito melhor do que a média dos outros estados, porque estamos conseguindo criar um ambiente de harmonia, serenidade e coesão em torno do interesse do povo mineiro. Temos procurado ter um diálogo franco e aberto com os prefeitos, com os deputados, com as lideranças empresariais e de trabalhadores, e, por isso, esse modelo dos Fóruns Regionais é tão importante”, afirmou o governador, destacando o clima harmônico entre os Poderes.

Segundo Pimentel, muitas das entregas e anúncios realizados pelo governo nesta quinta-feira foram identificadas por meio da participação popular nos Fóruns Regionais, iniciativa inédita em Minas Gerais. Para ele, o Fórum é uma ferramenta de acesso à população aos serviços do governo.

A maioria das pessoas tem acesso ao governo apenas quando o governo vai à sua região. É quando a população faz valer a sua voz. Isso faz parte de uma democracia, faz parte da construção de um Estado mais justo, mais solidário e mais fraterno. Isso é o que nós queremos”, finalizou.

Investimentos

Pimentel autorizou o repasse de R$ 1,5 milhão para a implantação do SAMU da Região Ampliada de Saúde (RAS) do Triângulo Norte, prevista para o segundo semestre deste ano. O serviço contará com 31 ambulâncias, sendo cinco Unidades de Suporte Avançado (USA), 26 Unidades de Suporte Básico (UBS) e uma Central de Regulação de Urgência (CRU) no município de Uberlândia.

Durante o evento, o governador entregou 26 ambulâncias que vão atender ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (Cistri) e serão usadas no SAMU, beneficiando 27 municípios da região.

Outros sete veículos, com investimentos de R$ 271 mil, foram entregues pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e serão usados no atendimento das demandas das áreas de agricultura e desenvolvimento agrário dos municípios de Grupiara, Ipiaçu, Guimarânia, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Douradoquara e Água Comprida.

O governador assinou, ainda, despacho que define como prioridade governamental a implantação do espaço Sala Mineira do Empreendedor, incluindo o serviço Minas Fácil Digital e a Rede para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios do Estado de Minas Gerais (Redesim/MG), pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), no Território Triângulo Norte.

Para o Secretário de Educação, Werley Macedo, “a iniciativa do Governo de Minas Gerais em levar a todo o estado as políticas públicas e prestação de serviços direcionados à população e aos gestores públicos, através dessa nova fase dos Fóruns Regionais, aproxima as cidades mineiras do Governo Estadual”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Júberson dos Santos Melo, aprovou o desempenho do evento. “Foi um evento organizado pelo Governo Estadual para dialogar com a população sobre as principais realizações e necessidades, além de levar ao território os serviços e políticas públicas que o Estado oferece”, destaca Júberson.

Para o prefeito de Araguari, Marcos Coelho, o fórum marca uma nova etapa de integração entre os municípios do Triângulo Mineiro e o governo. “Nós presenciamos hoje o início de uma importante caminhada dos governos municipais junto ao Governo de Minas Gerais, o que trará muitos benefícios para as cidades de uma das regiões mais ricas do Estado, o Triângulo Mineiro”, reforçou.

Por todo o Estado

Estão sendo programados eventos para cada um dos 17 territórios de desenvolvimento, envolvendo todos os órgãos do Governo, que vão apresentar e disponibilizar serviços aos gestores públicos e à população, além de mostrar suas ações e resultados.

Depois do Triângulo Norte, as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais seguem para os territórios Sul, Mucuri, Norte, Triângulo Sul, Central e Noroeste. O cronograma dos outros territórios será divulgado posteriormente.

Amigo da COHAB

Durante o Fórum Regional, o prefeito de Araguari, Marcão, recebeu das mãos do chefe de gabinete da Cohab Minas, Magid Figueiredo, o diploma de ‘Prefeito Amigo da Cohab’. O chefe do escritório regional da Companhia em Uberlândia, Moabes Mendes, e representantes da prefeitura de Araguari também participaram da entrega.

Sinto-me honrado em receber o Certificado de ‘Prefeito Amigo da Cohab’, um reconhecimento da contribuição significativa para o desenvolvimento habitacional e social de Araguari, o que atesta que estamos diuturnamente buscando o desenvolvimento que Araguari merece”.

FOTOS: ASCOM SECRETARIA MUNICIPAL DE GABINETE