Poder público e empresários discutem adesão ao SISBI/POA

Na tarde desta terça-feira, 10, o Prefeito Marcos Coelho (PMDB) recebeu os Vereadores Levi Siqueira (PMDB), Wesley Lucas (PPS) e Warley Maravilha (PMB), o Secretário de Agricultura – Paulo Sérgio de Brito, e empresários araguarinos para discutirem a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) no município.

O Sisbi, criado pelo Mapa, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. O sistema é uma alternativa às empresas que queiram exportar para outros estados e não tenham o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Tanto estado quanto municípios podem aderir ao Sisbi.  É necessário, no entanto, atender aos requisitos impostos pelo Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Essa é apenas uma conversa inicial. Já existem alguns municípios da região que aderiram ao Sisbi. Esse mecanismo traz um alento para as empresas que não têm os recursos necessários para fazer os grandes investimentos necessários para obter o SIF. Hoje em dia não são muitos municípios em Minas Gerais que possuem o Sisbi, e o Prefeito está disposto a fazer com que nosso município saia á frente dos demais,  possibilitando as indústrias de nossa cidade a oportunidade de vender para outras localidades, trazendo maior receita e aberturas de vagas de trabalho, além de ser mais um atrativo para o surgimento de novas empresas”, esclareceu Levi Siqueira, Vereador e Líder do Governo na Câmara Municipal.

O Secretário de Agricultura, Paulo Sérgio de Brito destacou a importância dessa ação do governo de criar o serviço de inspeção; “ O Sisbi  assegura a habilitação da pequena indústria que poderá vender para outros estados produtos diferenciados de Araguari, livre da concorrência dos cartéis privilegiados pela burocracia que proporciona o crime econômico”, enfatizou.

O Sisbi-POA vai permitir que as indústrias de pequeno e médio porte, como também as agroindústrias, consigam ampliar sua produção por estarem habilitadas para vender para fora. Dessa forma geram mais empregos, renda e competitividade dos produtos oriundos dessas indústrias, e das agroindústrias”, frisou o Prefeito Marcos Coelho.

Com a adesão, os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm seus serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE