MPF articula liberação de imóveis do DNIT para uso da prefeitura

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social,enviou ao Ministério Público Federal uma solicitação de cessão de uso dos imóveis localizados atrás do Palácio dos Ferroviários para serem utilizados pelo município.

De acordo com a Secretária Eunice Maria Mendes, a intenção é reduzir gastos.“Somente com o aluguel da Ação Social, atualmente a prefeitura tem um gasto mensal de R$10 mil”.

Junto ao documento solicitado, foi encaminhada descrição dos imóveis que ainda não foram utilizados pela prefeitura. O local solicitado pertence ao Departamento Nacional de Infra estrutura de Transportes – DNIT.

Foi firmada uma parceria com o Ministério Público Federal para tentar a cessão desses bens à prefeitura.“Além da considerável economia aos cofres do município, a cessão é também uma forma de preservarmos o local, pois serão realizadas reformas e manutenção do patrimônio”, declarou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

As reformas que serão realizadas para o uso, bem como a manutenção, permitirão a conservação da história do município e a trajetória de vida dos ferroviários que aqui nasceram e trabalharam.

HISTÓRIA

No ano de 1906, foi iniciada na cidade a construção da Estrada de Ferro Goyaz,destinada a ligar o estado de Goiás ao sudeste do Brasil. Esta conexão das duaslinhas ferroviárias fez com que a cidade se tornasse o principal entreposto de cargas epassageiros entre Goiás e São Paulo no início do século XX.

Após a chegada das ferrovias, a cidade teve seu maior crescimento econômico e populacional, saltando de 10.000 habitantes em 1890 para 43.000 em 1950, tornando-se uma das poucas cidades do interior do Brasil com mais de 40.000 habitantes na década. A cidade foi o principal centro econômico da região até o início da década de1950, quando o modal de transporte brasileiro foi gradualmente substituído pelas rodovias. Neste período, emergia a vizinha cidade de Uberlândia como ponto central do novo transporte rodoviário na região.

No ano de 2002 o conjunto arquitetônico e paisagístico da antiga estação da Estrada de Ferro Goyaz (composto pela estação de passageiros, escola profissional, hospital,galpões de cargas, oficinas e pátio ferroviário) foi tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA. O edifício da estação foi recuperado e entregue em 2005, e hoje abriga a prefeitura de Araguari.

FOTOS:  SECRETARIA DE TRABALHO E AÇÃO SOCIAL