IPT ministra curso de capacitação no município de Araguari

De 23 a 27 de janeiro de 2017, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari, membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros participaram do Curso de Diagnóstico e Análise de Risco de Queda de Árvores, ministrado pelos pesquisadores e biólogos Sérgio Brazolin e Reinaldo Lima, do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.

“Cursos teórico-práticos como esse são algumas das atividades exercidas pelo laboratório, que já realizou treinamentos em várias cidades do Brasil, como Brasília, Manaus e Porto Alegre. O foco foi para a gestão da arborização urbana, com os temas: morfologia e anatomia das árvores, controle de organismos xilófagos, biomecânica e análise de risco por métodos não destrutivos. Ademais, o curso ensinou a se ter parâmetros técnicos e científicos, com a utilização de tomógrafos e penetrógrafos no diagnóstico e análise das árvores”, afirmou Reinaldo Lima.

De acordo com Sérgio Brazolin, é “um grande avanço para o município de Araguari contar com a excelente iniciativa da Prefeitura Municipal em organizar o pessoal para essa capacitação”. O pesquisador também enalteceu o fato da Prefeitura estar preocupada em preservar a vida e o patrimônio arbóreo da cidade. Após o treinamento, a Secretaria de Meio Ambiente conta com conhecimentos e critérios mais modernos e eficazes.

Para Sandra Graciele Pereira Diniz, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, o curso era uma antiga reivindicação, sendo “de grande importância, pois todos os técnicos da Secretaria estão sendo capacitados. Agora estarão mais seguros, com maior autonomia e argumentação consistente, e poderão, assim, auxiliar fiscais na avaliação de árvores. O próximo passo é a aquisição dos equipamentos necessários”, ressaltou.

“Essa capacitação, favorecida por meio de TAC do Ministério Público, na pessoa da Dra. Lílian Tobias, a quem agradecemos, vai fazer com que possa se oferecer melhor atendimento à população, pois se trata de uma ferramenta para auxiliar nas avaliações de risco de queda, ou outros problemas que a árvore possa ter”, finalizou o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Júnior.

ARBORIZAÇÃO URBANA

A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim como economicamente as propriedades ao entorno.

Para Sérgio Brazolin, a arborização urbana traz também conforto térmico, redução da poluição, sombreamento no asfalto, equilíbrio ambiental. Por isso, salienta que os munícipes busquem mais informações para plantarem árvores em suas calçadas, contribuindo assim sensivelmente para a melhoria na qualidade de vida local.