Intervenção emergencial deverá ser a opção para o Córrego Brejo Alegre

Após fortes chuvas no início de março desse ano, a área conhecida como a ala jusante do Córrego Brejo Alegre, no encontro da Av. Minas Gerais com a Avenida Cel. Teodolino Pereira de Araújo, sofreu um desmoronamento, que vinha sendo monitorado desde então, diariamente, pela Prefeitura de Araguari.

Semana passada, houve um avanço nesse desmoronamento, colocando em risco tanto os transeuntes que utilizavam a referida calçada, como motoristas que passavam pela pista da Av. Minas Gerais, próxima ao local. A grande preocupação com a situação levou a Procuradoria do Município a solicitar uma autorização da justiça para fazer intervenção na área.

E hoje, 14, no período da tarde, os Secretários Municipais de Meio Ambiente, Hamilton Júnior, e de Obras, Paulo de Brito, acompanhados de Assessores Jurídicos e representantes do CODEMA – Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente, acompanharam a vistoria do Engenheiro Civil Breno Souza de Almeida, perito nomeado judicialmente pelo Juiz da 3ª Vara, Dr. Márcio Tricote, para avaliar a situação.

“Hoje, foi determinado pelo Dr. Márcio Tricote, a vinda de um perito para fazer avaliação da situação para dar parecer para o juiz sobre a nossa reivindicação, se procede fazer a correção emergencial do local”, explicou o Secretário de Obras, Paulo Sérgio Guimarães de Brito.

O Secretário de Meio Ambiente entende como necessária a obra de intervenção no local, pedido isso protocolado e aprovado pela SUPRAM TM/AP – Superintendência Regional do Meio Ambiente do Triângulo e Alto Paranaíba, tanto quanto pelo CODEMA, que referendou a necessidade da intervenção.

“Pelo iminente perigo de queda dos engenhos implantados, a obra emergencial é extremamente necessária. Primamos pela segurança da população, e pela questão ambiental, que pode agravar cada vez mais”, ressaltou Hamilton Júnior.

O perito judicial manifestou-se positivo com referência à intervenção emergencial. “Como medida emergencial, vamos ter que recompor um pouco de solo, um pouco de gabião e um pouco de vegetação também, para depois fazer o projeto definitivo”, esclareceu Breno Souza de Almeida, explicando que o gabião, muro de arrimo feito com pedras, irá estabilizar com o próprio peso e pela sua consolidação com a vegetação ao seu redor, contendo o solo, preservando e deixando intacta toda a margem ao redor do córrego.

“Aguardamos apenas a licença para a intervenção no trecho da Av. Minas Gerais com a Av. Cel. Teodolino. Tão logo nos seja concedida a licença, a Prefeitura deverá iniciar a obra emergencial no local”, disse o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO:       ASCOM – Secretaria de Gabinete