Inovação na Educação

Estagiários fazem um tour pelos CEMs e CMEIs de Araguari

Após ser divulgada a classificação da primeira fase do processo seletivo para Estagiários, a Secretaria Municipal de Educação, numa proposta diferenciada, convocou todos os classificados, divididos em três turmas, para a segunda fase. Assim, nos dias 3, 4 e 5 de maio, os estagiários, acompanhados pela equipe da Secretaria de Educação, entre gestoras, professoras e coordenadoras educacionais, passaram por um tour em visita ao CMEI Inês Vasconcelos de Paiva Neves,CMEI Vó Zita, CMEI Maria Barbosa Naves, CMEI Zaquia Skaf, CEM Neusa Rodrigues Teixeira e CEM Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues, quando todos os estagiários puderam conhecer a realidade da escola, dos profissionais e das crianças que estudam e trabalham na área, desde o berçário até o quinto ano.

De acordo com Iara Faria, Sub-Secretária de Educação, “o objetivo dos estagiários de Pedagogia fazerem o tour seria para conhecer ‘in loco’ a verdadeira realidade da educação municipal, onde eles pretendem trabalhar. Assim, levando-os aos CMEIs e às Escolas, poderão observar a realidade do aluno, o dia a dia, como se procede uma professora, uma recreadora, uma cuidadora, e isso é muito importante. A educação é um processo contínuo que deve ser inovado, transformado a cada momento, mas sempre buscando o objetivo maior: o aluno. Fazemos a Pedagogia do amor. É com esses olhos que os estagiários devem ver”, ressaltou ao final.

A estudante do 7º período de Pedagogia do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, Maria Dirce de Oliveira Pereira, gostou da oportunidade de participar do tour promovido pela Secretaria de Educação: “esse tourpra mim é um incentivo, pois conhecer o meio onde vamos ser inseridos faz muita diferença antes mesmo de começar a trabalhar”.

Jane Mary Rosa Beregeno, do 6º período da Universidade Federal de Ouro Preto, achou a proposta da continuação do processo seletivo da Educação ser realizada após um tour nas escolas municipais inovadora e importante: “Estou achando tudo superinteressante; cheguei a comentar com outras estagiárias, pois de outra vez, o processo foi entrevista. Dessa forma, a gente se depara com a realidade, que nem sempre é a mesma que a gente está vendo na sala de aula. A oportunidade é maravilhosa! ”, salientou.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, disse que a proposta da Secretaria é ser o mais possível transparente nesse processo para contratação de estagiários, visto que é necessário buscar sempre a melhoria da qualidade da educação. Segundo Macedo, “a iniciativa na forma de contratação dos estagiários favorece a eles mesmos, que terão, antes mesmo de assumirem seus postos de trabalho, conhecimento sobre a realidade de onde trabalharão. Estamos satisfeitos com a quantidade e o nível de estagiários classificados, e esperamos que, logo, tenhamos novos profissionais nos auxiliando na educação, que é primordial para o crescimento e desenvolvimento de nossos estudantes. ”

FOTOS:                Secretaria Municipal de Educação