​​ICASU comemora 50 anos de trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade

A ICASU – Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia, celebrou seu jubileu de ouro no dia 29 de novembro, comemorando 50 anos de excelência em trabalhos prestados para a sociedade.

A Fundação inicial da ICASU ocorreu em Araguari na década de 60, com o nome de ICASA – Instituição Cristã de Assistência Social de Araguari, pelo Cônego Nilo Tabuquini. Não recebendo apoio da gestão municipal da época, a instituição se transferiu para a cidade vizinha de Uberlândia onde mantém sua sede até hoje e com o mesmo CNPJ da sua criação. Relembrando a história da sua fundação e revisitando as documentações da época em que foi fundada, é possível ver a idoneidade e o respeito da instituição. Em uma ata datada de 13 de novembro de 1967, percebe-se o esforço de respeitosos cidadãos araguarinos e uberlandenses para a implantação da ICASU, visto a importância dos seus trabalhos para a região. Nessa mesma ata. consta a presença, além do Vigário Nilo Tabuquini, do então dentista Romeu Duarte, do renomado Bispo Diocesano Dom Almir Marques Ferreira e de várias autoridades políticas dos dois municípios.

No início das atividades, a Instituição começou com doações de cestas básicas para famílias carentes. Em 1974, a visão paternalista transformou-se em uma preocupação com a promoção social. A partir de então, os jovens passaram a ser o foco da Instituição que oferece os cursos “Formação para o Trabalho” e o “Jovem Aprendiz”, encaminhando-os para o primeiro emprego. Nesses 50 anos, mais de 40.000 jovens de 18 a 24 anos de idade passaram pela ICASU. Os trabalhos são financiados, em grande parte, pela renda obtida com a Lavanderia Hospitalar de Uberlândia.

A ICASU retornou para Araguari no ano de 2013, em um acordo com a Secretaria de Políticas sobre Drogas para a capacitação de jovens para o primeiro emprego, com o Programa Jovem Aprendiz. Por esse programa, jovens da cidade têm oportunidade de qualificação profissional e, ao mesmo tempo, serve como prevenção ao uso de drogas. Os jovens têm, assim, uma chance de se inserirem ao mercado de trabalho,pois são retirados das ruas e da ociosidade, que muitas vezes é a porta de entrada para o uso de substâncias psicoativas. Durante os quase quatro anos do Programa em Araguari, centenas de jovens de 14 a 24 anos foram capacitados e inseridos no mercado de trabalho. O curso é realizado nas salas cedidas pelo IMEPAC (Instituto Master de Ensino Presidente Antonio Carlos).

Na tarde do dia 28 de novembro, o Jubileu de Ouro da ICASU foi comemorado em Araguari no IMEPAC. A cerimônia contou com a presença do Presidente –  Antônio Naves, do Secretário de Políticas sobre Drogas de Araguari – Ailton Oliveira Souza, do vereador Wanderley Inácio, de representantes da unidade de Uberlândia e do IMEPAC, e dos professores e alunos da ICASU.

O Presidente Antônio Naves relembrou a história de Instituição e a importância de personalidades araguarinas que sonharam, acreditaram e não mediram esforços para a sua fundação, destacando o Vigário Nilo Tabuquini e o Sr. Romeu Duarte. O vereador Wanderley Inácio ressaltou a importância da ICASU para a nossa sociedade e a conquista, através da sua mediação, da nova sede, que funcionará no prédio do antigo CMEI Padre Nilo I.

O Sr. Antônio Naves tem um carinho muito grande pela nossa cidade. Foi através dele que realizamos nosso primeiro contato com a Subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas e com a Subsecretária Patrícia Magalhães, que permitiram o reconhecimento do trabalho realizado por nossa pasta, voltando os olhos do Estado para nossa região. Além da prevenção ao uso de drogas que a ICASU realiza através do acolhimento dos jovens e do encaminhamento ao mercado de trabalho, agora atuará também no tratamento do dependente químico por meio da parceria firmada com a Associação Assistencial Comunidade Vida Nova,” afirmou o Secretário Ailton Oliveira Souza, que também parabenizou a instituição pelas bodas, desejando muitos outros anos de sucesso e de trabalho voltado para a promoção social.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) também parabenizou a Instituição pelo Jubileu de Ouro e deixou seu agradecimento. “É impossível não reconhecer a grandiosidade do trabalho que é realizado por essa instituição em nosso município, oportunizando aos nossos jovens o primeiro emprego e assim retirando-os da ociosidade e da vulnerabilidade, que muitas vezes leva ao uso de drogas. Araguari é grata por receber uma unidade em nossa cidade e a prefeitura, ao contrário do ocorrido quando foi realizada a fundação da ICASU, apóia e não mede esforços para que os trabalhos realizados aqui se solidifiquem cada vez mais.”

FOTO:       Secretaria de Políticas sobre Drogas