FAEC participa da 7ª Rodada Regional do Patrimônio

LEGENDA: Diretor de Promoção do Iepha -  Fernando pimentas Marques/  Diretor do setor de bens e materiais Luiz Gustavo Molinari Mundim / Secretária de Cultura de Patrocínio Eliane Nunes / Jean Laverdi – FAEC / Consuelo Montes – Divisão de Patrimônio Histórico FAEC

O Museu Professor Hugo Machado da Silveira, na cidade de Patrocínio, recebeu no dia de hoje, 01, a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural realizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Cultura e Fundação Casa da Cultura.

O Encontro reuniu agentes públicos para que os técnicos do Instituto façam esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio e discutiram políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

Estiveram presentes Secretários e Prefeitos Municipais de cidades da região, representando Araguari o Presidente da FAEC – Jean Laverdi e a historiadora da Divisão de Patrimônio Histórico da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Consuelo Montes.

Coube ao diretor do IEPHA conduzir os trabalhos, fazendo vários esclarecimentos sobre o ICMS Patrimônio Cultural e explicando a importância dos levantamentos corretos dos dados dos municípios, da conservação dos bens materiais e imateriais que compõem o acervo patrimonial das cidades, e como são aplicadas as leis estaduais que regulamentam o tema.

Ao longo do dia, o diretor do IEPHA e a comitiva que o acompanhou esclareceram dúvidas e passaram informações aos presentes, destacando sempre a relevância da ação conjunta das diversas secretarias municipais para a obtenção de pontuação para que as cidades recebam os repasses do ICMS Patrimônio Cultural. A nova deliberação normativa, que deve ser observada pelos gestores municipais, é baseada em três linhas de atuação: gestão, proteção e salvaguarda/promoção”, conforme explicou Consuelo Montes.

O ICMS Cultural fortalece o orçamento do município, assegurando-lhe investimentos financeiros em realizações significativas para as comunidades. Proteger o patrimônio é, assim, garantir mais verba pública, além de organizar o espaço urbano e proteger a memória e identidade dos cidadãos”, finalizou Jean Laverdi.

FOTOS:    FAEC – FUNDAÇÃO ARAGUARINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA