Equipe da Secretaria de Trabalho e Ação Social participa da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, participou da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada entre os dias 09 a 11 de outubro no Minas Centro em Belo Horizonte.

Com o tema: Garantia De Direitos NoSUAS - Organizar, Lutar E Resistir, a conferência que é um espaço de participação democrática contou com a participação de Gestores, Conselheiros da Assistência Social e Delegados, que debateram e avaliaram a situação da área do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e deliberaram sobre uma agenda de Organização, Luta e Resistência em Defesa do Suas.

Araguari foi representada pelas Psicólogas - Sandra Santos Rodrigues e Amanda Dias Dutra, representantes governamentais; pela psicóloga Gercionita Luzia Mendes; e pela Assistente Social Patrícia Silva Oliveira - trabalhadoras da área. As entidades de Araguari foram representadas pelo presidente da APAE - Ivaldo Goes Vasconcelos.

O evento que é um dos pré-requisitos para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, reafirmou a importância da Assistência Social como uma política de garantia de direitos e acesso aos serviços para melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

A Conferência Estadual organizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS-MG), foi precedida por 21 conferências regionais e 841 conferências municipais.

Quatro eixos foram temas norteadores dos debates:  A proteção social não-contributiva e princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e a corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio assistenciais.

Nesta conferência foram levantadas as deliberações referentes à Política de Assistência Social que serão encaminhadas para a Conferência Nacional que será realizada entre os dias 08 a 11 de dezembro em Brasília, e que contará com a participação de dois delegados de Araguari.

Araguari participou com cinco delegados e na oportunidade levamos as propostas levantadas na nossa Conferência Municipal realizada nos dias 12 e 13 de julho. Algumas destas propostas foram incluídas nas deliberações da Conferência Estadual que posteriormente serão apreciadas e votadas na Conferência Nacional”, destacou Sandra Santos Rodrigues.

Esse encontro não é fruto do acaso, mas o desdobramento de um amplo debate proposto por meio das conferências municipais, que nortearam as prioridades que foram discutidas, e de onde saíram às diretrizes que inclusive vão nortear as administrações municipais neste que é um dos mais importantes setores envolvendo o coletivo”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

FOTO: SECRETARIA DE TRABALHO E AÇÃO SOCIAL