Empresa araguarina ganha concessão para utilizar a Estação de Stevenson

A Estação Ferroviária Stevenson, localizada entre os municípios de Araguari e Uberlândia, foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2002, tendo sido restaurada em 2012, quando estava prestes a desabar.

Após a restauração e reforma – cujo projeto contempla a instalação de um restaurante, um museu ferroviário e um centro de informações ao turista –  a Estação foi licitada três vezes, mas sem êxito, tornando o patrimônio vulnerável ao vandalismo.

De acordo com a Secretária de Administração, Thereza Christina Griep, as licitações em busca de interessados na concessão do espaço da Stevenson continham cláusulas muito complexas para serem cumpridas. “Com a reformulação do novo processo licitatório, tivemos uma empresa ganhadora: a Panificadora Carrijo, empresa de Araguari, que irá trabalhar com produtos alimentícios no local”, comentou a Secretária.

A Secretária explicou ainda sobre o período de concessão. “A concessão será de 10 anos, podendo prorrogar por mais 05 anos. O valor do aluguel será de R$2.100,00 (Dois mil e cem reais) e a empresa tem 60 dias para começar a operar”, frisou a Secretária.

De acordo com o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), o objetivo é resgatar o patrimônio, considerado histórico para a cidade, e criar um ponto turístico no local. “É uma obra importante, principalmente pela localização, pois a estação fica em uma das ‘portas’ de entrada de Araguari, que é a BR-050. A intenção é que aqui seja um portal turístico, onde as pessoas parem e desfrutem de momentos de lazer”, disse.

Conjunto Arquitetônico Stevenson

Fundado em 10 de fevereiro de 1927, às margens da BR-050, como parte da Linha de Catalão, o conjunto arquitetônico da Stevenson – Estação, Casa de Turma e Casa do Funcionário – foi restaurado entre junho e dezembro de 2012

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete