Dois em um – Saúde e Serviços Urbanos na luta contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação no sábado, 10 de junho, no Bairro Santa Helena, unindo forças nocombate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Por meio da intensificação dos trabalhos, reforçado com o apoio da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos, que utilizou roçadeiras costais, patrolas e retroescavadeiras. Esse trabalho resultou na retirada de mais de 20 toneladas entre inservíveis e entulhos, além da capina em pontos estratégicos direcionados pelo setor de Zoonoses.A medida teve também o objetivo de alertar e conscientizar a população da importância do trabalho conjunto, prefeitura e população.

Com essa ação conjunta, pretendemos, além de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti,promover intensa limpeza em terrenos estratégicos que estão trazendo risco ao meio ambiente,e tem dado muito certo. Contamos com aproximadamente 120 servidores e agentes de combate às endemias nessa ação, mas quero deixar registrado que sem a participação efetiva dos moradores, pondo em ação o que temos orientado no dia a dia e nos mutirões, não teríamos conseguido atingir nosso objetivo”, comentou Guilherme Borges Pereira de Carvalho, Coordenador das Zoonoses.

Essa foi, seguramente, a melhor ação do Mutirão, o melhor resultado até hoje. Além de tudo que foi retirado das casas, encontrou-se pouca larva, o que é muito positivo. Isso mostra que os moradores estão mais conscientes, vigiando a presença do mosquito em suas casas”, declarou João Batista Arantes da Silva, Secretário de Saúde, a respeito da 11ª edição de Mutirõesdesde o início da gestão Marcos Coelho.

Participar dessa ação com a Secretaria de Saúde nos deixa muito satisfeitos, em especial pelo resultado favorável que tivemos. A Secretaria de Serviços Urbanos tem o objetivo de estar sempre ao lado da população, além de promover qualidade da manutenção dos serviços de limpeza pública, viabilizando melhor qualidade de vida aos araguarinos”, comunicou Cândido Costa Arruda, Secretário de Serviços Urbanos.

Todos os esforços das equipes vêm de encontro à determinação de Marcos Coelho (PMDB), que convoca os araguarinos a manter o mosquito longe da população: “Convocamos toda a população a colaborar no controle do mosquito, pois os cuidados de prevenção devem ser mantidos todos os dias. Embora nós saibamos que a população tem conhecimento, é necessário que este seja transformado em atitude sempre, como o que aconteceu aqui, no Bairro Santa Helena, que está de parabéns! ”, frisou o Prefeito Municipal.

FOTO:       Secretaria Municipal de Saúde