Conferência Regional da Assistência Social

Nesta segunda-feira, dia 07, a Secretária Eunice Maria Mendes, a equipe técnica da Secretaria do Trabalho e Ação Social, os delegados eleitos na Conferência Municipal, juntamente com representantes do Conselho Municipal e usuários participaram da Conferência Regional da Assistência Social, que aconteceu na cidade de Uberlândia, um dos primeiros municípios a sediar uma das Regionais de 2017.

A Conferência Regional trouxe o lema “Garantia de Direitos no SUAS: organizar, lutar e resistir”, e teve como objetivo aprofundar as discussões e deliberar sobre o Eixo 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS; debatendo o legado da Política de Assistência Social e da participação popular, além de deliberar sobre a instituição e viabilização de instâncias participativas regionais de trabalhadores, dos usuários, das entidades, dos conselhos municipais e gestores, considerando as especificidades territoriais.

Na oportunidade, foram eleitos os delegados regionais que participarão da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, que se realizará dos dias 09 a 11 de outubro em Belo Horizonte, e contará com a participação do município representado pela gestora da Assistência Social – Eunice Maria Mendes, e pelo Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – Adriano Marra Rosa.

A conferência ocorreu no primeiro dia do curso de Controle Social do CAPACITA SUAS (Sistema Único de Assistência Social), considerando a sincronia entre os temas, objetivos e público dos dois eventos, visando possibilitar a experiência efetiva do controle social, dando concretude ao seu aprendizado, além de permitir a vivência prática e, em tempo real, exercitando o controle social tanto para os delegados eleitos nas Conferências Municipais quanto para os cursistas.

A Secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes, destacou a importância da conferência:“É muito importante poder ouvir as propostas da população que indicam as carências de suas regiões. Esse diálogo com o poder público é importante para que possamos avaliar e definir diretrizes para o aprimoramento dessa política, “ comentou a Secretária.

O Prefeito Municipal valorizou a participação da população. “Esse tipo de evento é uma espécie de pacto democrático, dando acesso à educação, saúde e lazer. O momento é de debate e avaliações para que possamos deliberar as ações necessárias para nossa população, ” declarou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTOS:    Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social