Araguarinos participam da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Minas Gerais

Teve início na última segunda-feira, 10 de julho, no MinasCentro (Belo Horizonte), a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Minas Gerais – CESMu, organizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CESMG). O evento, quetermina no dia 12, reuniu cerca de 700 delegados, dos quais seis são de Araguari, para debater, votar e propor políticas públicas de saúde voltadas às mulheres. A 1ª CESMu é etapa da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, e se realizará em agosto, em Brasília.

 

Especificamente nesta Conferência, além de se observar a paridade dos segmentos (50% usuárias, 25% trabalhadoras da saúde e 25% de gestoras e prestadoras de serviço), também haverá a observância do gênero: 70% das delegações devem ser compostas por mulheres.

 

Assim como na 8ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, uma das maiores preocupações do CESMG e da Comissão Organizadora foi garantir a participação dos mais diversos atores – neste caso, atrizes – sociais. No dia 1º de julho, foi realizada uma plenária de movimentos sociais, entidades sindicais e populares que visava reunir como delegadas as mulheres representantes dos movimentos afros, LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais), indígenas, quilombolas, portadoras de deficiência ou com patologias raras, pessoas em sofrimento mental, jovens, idosas, moradoras de rua, trabalhadoras rurais, ciganas, entre tantas outras que traduzem toda a amplitude do conceito feminino em nossa atualidade.

 

A garantia da saúde pública para as mulheres, com todas suas nuances necessárias, é uma conquista diária que deve ser reforçada pela participação popular na elaboração de programas, ações e planejamentos das políticas públicas.

 

Na história atual, na linha de tempo do SUS, em 1986, um movimento de mulheres ocupou a 8ª Conferência Nacional de Saúde, levando consigo o lema “As mulheres adoecem pelo simples fato de serem mulheres”. Dessa iniciativa, veio a 1ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em outubro do mesmo ano. Depois de 31 anos e muitas políticas públicas aprovadas, este ano acontece a 2ª Conferência Nacional e a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Minas Gerais para reafirmar o direito ao acesso à saúde pública com equidade e ampliar seus conceitos e objetivos de forma mais inclusiva.

 

 

FOTO:                Conselho Municipal de Saúde de Araguari