Araguari já está realizando cirurgias cardíacas

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio de convênio firmado com a Santa Casa de Misericórdia, está realizando cirurgias cardíacas em Araguari, com recursos próprios.

A paciente passou por um procedimento denominado de diagnóstico de Comunicação Interatrial (CIA). Trata-se de uma cardiopatia congênita, que se caracteriza pela presença de um orifício anormal no septo interatrial, permitindo a comunicação entre o sangue que está passando no átrio esquerdo e no átrio direito”, explicou Dr. Paulo César Santos, um dos médicos da equipe cardíaca.

O Cardiologista também explicou que esta anomalia está incluída no grupo das cardiomiopatias congênitas acianóticas, ou seja, que estão presentes desde o nascimento e levam à coloração arroxeada (ou azulada) dos lábios e extremidades, em decorrência da oxigenação insuficiente. “Na CIA há um hiper-fluxo pulmonar. Em outras palavras, ocorre um desvio anormal do sangue do átrio esquerdo do coração, que apresenta alta pressão, para o átrio direito, que apresenta baixa pressão e, por conseguinte, para a circulação pulmonar”, destocou.

A paciente foi uma jovem de 20 anos e, segundo informações dos familiares, ela está em franca recuperação, aguardando alta da UTI e transferência para o quarto.

A equipe médica que atua nas cirurgias é composta por 14 profissionais, sendo 3 cirurgiões cardíacos, 2 cardiologistas clínicos, 2 perfusionistas, 2 instrumentadores, 4 anestesistas, 1 enfermeiro, contando também com todo o apoio dos profissionais do Hospital Santa Casa da Misericórdia para o pós-operatório.

AVANÇO

Segundo o Prefeito Marcos Coelho (PMDB), a realização das cirurgias em Araguari representa um avanço considerável e vem desafogar o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia. “Agora os pacientes de Araguari sairão das listas de espera da UFU e poderão ser atendidos aqui na Santa Casa de Misericórdia, próximo as suas residências e contando com o apoio e presença da família, que nós sabemos que é de imensa importância no processo de recuperação”, destacou.