“Ação Capoeira Comunitária” recebe apoio e incentivo da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio das Secretarias Municipais de Esportes e Juventude e de Políticas Sobre Drogas apoiou a “Ação Capoeira Comunitária”, que ocorreu no domingo, 25, realizada pelo Grupo de Capoeira Nova Era (Mestre Paturi), com quem têm realizado um trabalho de prevenção em parceria desde o início desse ano.

O evento aconteceu na Praça CEU – Centro de Esportes Unificados, e reuniu participantes de todas as idades das cidades de Araguari, Centralina, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, Patrocínio e Uberlândia, além dos Secretários Municipais Sebastião Naves e Aílton Oliveira Sousa, e de funcionários das duas Secretarias que prestigiaram o campeonato.

Por ser praticada em qualquer idade, a capoeira é um esporte que aproxima a infância, a adolescência, a maturidade e os mais velhos, unindo várias gerações, integrando diferentes fases históricas da mesma cultura, e gerando uma comunidade unida pela alegria e pelo prazer.

Além de representar uma válvula de drenagem para o excesso de energia vital, a capoeira favorece a afirmação da personalidade e o desenvolvimento da autoconfiança pela convivência pacífica e segura com situações críticas, quando exigem resolução acertada, tornando-se, dessa maneira, uma proteção na prevenção ao uso e abuso de drogas.

Vale ser destacada a contribuição da capoeira para a formação da cultura de paz à medida em que exerce função contínua de prevenção à violência e ao uso de drogas em muitas comunidades. Conforme informações de pesquisas, a capoeira permite o acompanhamento de adolescentes em situação de risco, mantendo-os focados em atividades extraescolares. O esporte também age como indutor do conhecimento, incitando seus alunos ao estudo e à frequência escolar com projetos sociais que exigem do participante a sua manutenção na escola.

Questionado sobre a relevância do evento, o Secretário Municipal de Política sobre Drogas, Ailton Oliveira Sousa, assim se manifestou durante a cerimônia de entrega de medalhas às crianças: “A prevenção ao uso indevido de drogas é de fundamental importância social. Uma maneira de prevenir é educar. Além disso, conhecer o seu próprio corpo e seu funcionamento é a melhor forma de promoção de saúde. Assim, a atividade física através da capoeira é também um meio eficiente de proporcionar prazer ao corpo, diminuindo a procura pelas drogas”.

"Fico agradecido pelo apoio dispensado ao evento. Com certeza, estão fazendo pelo futuro da nossa cidade e da capoeira, porque as crianças que participaram aqui hoje são nosso futuro" complementou Mestre Paturi.

Pelas competições em equipe, ficaram:

1° lugar:              Minas Capoeira (Centralina)

2° lugar:              Nova Era            (Araguari)

3° lugar:              Novo Estilo       (Araguari)

"Fico emocionado de ver o brilho no olhar dessas crianças quando ganham a medalha e a disciplina dos que perderam. O esporte tem esse poder de modificar comportamentos e mudar realidades. Como gestor da pasta, sinto-me honrado em participar desse momento," concluiu Sebastião Naves, Secretário Municipal de Esportes e Juventude.

FOTOS:             Secretaria de Política sobre Drogas / Esportes