Prefeitura divulga informações sobre os dados do Boletim Epidemiológico

Dados informados pela secretaria de Saúde objetiva facilitar a leitura do boletim

Todos os dias, após a finalização das atividades das UBS’s - Unidades Básicas de Saúde, a equipe da Vigilância em Saúde contabiliza todas as notificações e ocorrências do dia e encaminha para a secretaria de Gabinete. Lembrando que os dados se acumulam, portanto, desde o primeiro até o último caso notificado são divulgados no boletim.

A comunicação compila os dados e divulga o boletim diariamente, nas redes sociais, canais de WhatsApp e no site www.araguari.mg.gov.br/covid.

Em relação aos questionamentos relacionados aos dados específicos dos pacientes (nome, idade, bairro, entre outros), a prefeitura reafirma que não serão divulgados. Este tipo de informação somente será apresentada caso haja recomendação da Secretaria de Estado de Saúde.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Araguari tem trabalhado incansavelmente para fazer a informação chegar até os cidadãos de forma rápida, clara e transparente. No momento, há uma impossibilidade de responder todos os questionamentos citados nas páginas, entretanto os mesmos estão sendo levantados e respondidos na medida do possível, por meios de outras publicações e vídeos.


O Boletim Epidemiológico é composto pelos seguintes dados:


  • Casos Positivos (Laboratorial e Teste rápido): soma dos confirmados em monitoramento + recuperados + óbitos confirmados por Covid-19.
  • Casos negativos: soma de todos os casos descartados (soma de todos os exames laboratoriais e testes rápidos para sintomáticos e assintomáticos) + óbitos descartados.
  • Casos em monitoramento: soma dos confirmados + suspeitos.
    *Caso suspeito é todo indivíduo com quadro respiratório agudo, notificado pelo serviço de saúde com suspeita de infecção humana pelo SARS-COV-2 – Doença pelo Coronavírus Covid-19.
  • Óbitos:
    - Óbito confirmado: são aqueles que tiveram exame laboratorial positivo para Covid-19
    - Óbitos suspeitos: aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas.
    - Óbitos descartados: são aqueles que tiveram exame laboratorial negativo para Covid-19 e/ou foram confirmados para outras causas.
  • Leitos hospitalares: são ocupações em enfermaria e UTI de pacientes com suspeita ou confirmações para Covid-19.
  • Casos notificados: soma de todos os registros - suspeitos + positivos + óbito.


post-4

post-4

post-4

post-4