UPA e UBS e UBSF– os diferentes atendimentos oferecidos pelo SUS em Araguari

A Prefeitura de Araguari através da Secretaria de Saúde explica quais são os atendimentos disponíveis nas unidades de atendimento na cidade de Araguari. Conheça o que cada unidade de saúde do SUS está habilitada para atender, e saiba o que fazer em casos de emergência ou quando sintomas desagradáveis aparecerem.

 

“A falta de informação de pacientes sobre qual unidade buscar no Serviço Único de Saúde (SUS) quando a dor aperta é um dos principais motivos da superlotação dos setores de urgência e emergência de Araguari. O reflexo disso são longas filas e muita demora até passar da cadeira de espera para a sala do médico, assim, solicitei que a Secretaria de Saúde explicasse aos araguarinos as diferenças de atendimento”, explicou o Prefeito Marcos Coelho.

 

Você sabe aonde ir quando está gripado? E quando seu filho está com febre, para onde o leva? E se sua tia cair e fraturar a bacia, o que você vai fazer? Conheça melhor o que cada unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) está habilitada para atender, e saiba o que fazer em casos de emergência ou quando sintomas desagradáveis aparecerem.

 

Os problemas de saúde mais comuns, o dia-a-dia da saúde e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas UBSFs, mais conhecidas como postos de saúde. O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhar aos hospitais.

 

Já para os casos de agravo, urgências, como acidentes, fraturas, infartos e AVCs, o paciente será encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

 

UBS – Unidade Básica de Saúde

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde, são locais onde o paciente pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos. Na UBS, o clínico geral também pode solicitar consultas para especialistas e exames mais específicos oferecidos pela rede pública ou em clínicas credenciadas à Prefeitura por meio de licitação.

As UBSs são a porta de entrada do SUS. É na Unidade Básica de Saúde que os cidadãos têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas. Os postos costumam estar dentro dos bairros e abrangem uma determinada região, estão próximos de onde as pessoas trabalham, estudam e vivem.

 

UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família

 

As UBSFs têm perfil semelhante a UBS, também voltada a atendimentos primários e o mesmo acompanhamento de pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. A diferença, no caso de uma UBSF, está na promoção da prevenção de doenças com grupos de moradores de cada território, onde as famílias são cadastrados e acompanhadas por agentes comunitários de saúde. Juntas, ambas as unidades resolvem grande parte dos problemas de saúde da população da área que está sob sua responsabilidade. É importante observar que UBS e UBSF atuam diretamente nos bairros onde as pessoas vivem.

 

As UBSFs fazem parte da estratégia da Atenção Básica. Tal estratégia é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (eSF) e outras modalidades de equipes de atenção básica, pelos Núcleos de Apoio as equipes de Saúde da Família (NASF), pelas equipes dos Consultórios na Rua e as de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa).

 

UPA – Unidade de Pronto Atendimento

 

Já a UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência e está inserida na rede Saúde Toda Hora. É um serviço da alta-complexidade. Na UPA, o paciente será apenas estabilizado, pois não é uma unidade de internação. Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.

 

“Na UPA o paciente é estabilizado pelo clínico geral, que tem à disposição todo o equipamento de urgência. O paciente pode até ficar em observação por um tempo e dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação - um hospital - ou volta para a UBS onde continuará sendo assistido”, explicou Guilherme Afonso, Secretária de Saúde de Araguari.

 

 

PROTOCOLO DE MANCHESTER

 

O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Esse sistema já é empregado mundialmente.

 

A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores que irão variar de acordo com a instituição. A seguir apresentamos a escala de cores mais utilizada e as características de cada uma na hora do atendimento.

 

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato (0 minutos de espera).

 

Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível, (atendimento em até 10 minutos).

 

Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento (atendimento em até 1 hora).

 

Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente (atendimento em até 2 horas).

 

Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente (atendimento em até 4 horas).