UPA 24h– Unidade de Pronto Atendimento – Entenda como funciona a Unidade Fixa de Urgência e Emergência
A UPA 24h é a unidade fixa de urgência e emergência, que atende casos de alta-complexidade, onde o paciente será estabilizado.
Atualmente 60% dos problemas de saúde que chegam até a unidade, são fichas azuis e verdes, casos que poderiam ser facilmente resolvidos em uma Unidade Básica de Saúde do município.
E como é o primeiro atendimento?
O paciente ao dar entrada na UPA, será estabilizado pelo profissional Clinico Geral, com equipamentos de urgência. Caso necessário, o paciente fica em observação por um tempo e dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a um hospital ou volta para a Unidade de Saúde, para continuar sendo assistido.
A UPA está diretamente conectada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), à rede hospitalar e à diretoria de regulação, que fica de sobreaviso para os encaminhamentos aos hospitais e serviços conveniados.
O que é o protocolo Manchester?
O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade e azul, os casos de menor gravidade. É um sistema empregado mundialmente.
A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente como: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico, entre outros indicadores que irão variar de acordo com a instituição.
Entenda as cores mais utilizadas e as características de cada uma na hora do atendimento
Vermelho (emergência): neste caso, o paciente necessita de atendimento imediato (0 minutos de espera).
Laranja (muito urgente): o paciente necessita de atendimento, o mais rápido possível, (atendimento em até 10 minutos).
Amarelo (urgente): neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento (atendimento em até 1 hora).
Verde (pouco urgente): Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente (atendimento em até 2 horas).
Azul (não urgente): Casos de baixa complexidade. O paciente deve ser tratado ambulatorialmente (atendimento em até 4 horas).
E quando procurar uma Unidade de Saúde?
As Unidades Básicas de Saúde, oferecem os serviços que englobam a primeira atenção prestada, como por exemplo, em casos como escoriações, dor de ouvido, dor de cabeça, acompanhamento pré-natal, além de consultas de rotina e tratamentos. As unidades possuem uma equipe multiprofissional que realiza os atendimentos, podendo ser composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas, auxiliares de saúde bucal, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, dentre outros.
Com o objetivo de atender a demanda das pessoas que trabalham em horário comercial e também desafogar a UPA, a prefeitura ampliou o funcionamento das UBSF’s São Sebastião, Amorim e Policlínica
Confira os novos horários:
USBF São Sebastião
Segunda, terça e quinta-feira, das 7 às 20h – Atendimento às gestantes (Doutora Cláudia)
Terça-feira, das 7h às 20h – Atendimento Clínico (Doutor Hatus)
USBF Amorim
Segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 21h
Policlínica
Segunda, terça e quinta-feira, das 7h às 21h

