UBSF Goiás Parte Alta passa por vistoria para dar início a atendimento

A Unidade Básica de Saúde ESF – Goiás Parte Alta “Marise Helena da Silva Sousa” deverá iniciar atendimento aos moradores dos bairros Goiás Parte Alta, São Sebastião e adjacências no próximo dia 13 de setembro. A decisão é da Secretaria de Saúde, que vai transferir uma equipe do Bairro São Sebastião para atender no local.

A construção da obra, inaugurada na gestão passada, não obedeceu às exigências e aos detalhes contemplados no projeto. As falhas deverão ser resolvidas, algumas das quais vitais para que seja realizado um atendimento de qualidade.

De todas as questões, a que mais requer especial atenção é a falta de um reservatório de 6 mil litros, que consta no projeto e que não foi colocado. “Sem o reservatório de 6 mil litros na Unidade de Saúde, contando apenas com duas caixas de 1.500 litros, numa eventualidade, se a água faltar, corremos risco de paralisar as atividades”, comentou o Secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva, que acentuou que a UBSF irá, a princípio, trabalhar com a capacidade de 30% de água.

Outras observações feitas foram em relação ao acabamento em si, que fez surgir goteiras e vazamento em canos; instalação inapropriada das pias, que estão se soltando das paredes; torneiras de plástico ou incorretas, não atendendo ao projeto. Além dessas, faltaram também a construção de um armário embutido; uma portinhola que separa o material contaminado do material esterilizado; perfis nas portas de vai-e-vem, necessários para que se tenha privacidade durante os atendimentos; moldura dos espelhos no escovário, que será utilizado por crianças, evitando-se acidentes, entre outras.

A empresa Van Derveld, responsável pela obra, foi notificada pela Prefeitura Municipal e começou a realizar os reparos, mas muito vagarosamente. “Por termos urgência em usar a sala, a Prefeitura vai assumir a Unidade de Saúde, ao mesmo tempo que os reparos necessários serão feitos, ” declarou Dr. João Batista.

Com base no projeto inicial, foi feita uma comparação com o que se encontrou, após o que foi feito levantamento do que precisa ser reparado. Obras pequenas, mas essenciais, deverão ocorrer aos sábados e domingos também, tendo-se em vista uma preocupação de se oferecer melhor atendimento à população.

Departamento de Engenharia e Manutenção

A Secretaria de Saúde conta, hoje, com o Departamento de Engenharia e Manutenção, conforme explica seu Coordenador, Arsênio Paranhos Lopes Júnior: “O Departamento, criado nessa gestão, é composto por técnicos e engenheiros, inclusive um técnico em informática, que muito tem nos favorecido. Nossa missão é acompanhar todas as obras, reformas, ou qualquer manutenção preventiva ou corretiva.

Dessa forma, acompanhamos em tempo real, desde o início da obra até seu final, fase por fase. O objetivo é fazer a manutenção em menor tempo e menor custo, atendendo o cliente, o usuário, num tempo menor com uma qualidade maior”, comentou Arsênio.

O Prefeito Municipal, seguindo sua linha de seriedade e integridade, apoia a realização de todas as obras e reformas: “Estamos satisfeitos que mais uma Unidade de Saúde estará logo em funcionamento. A população precisa, e merece, receber um atendimento de qualidade num local apropriado. Por isso, é necessário que todas as obras sigam os projetos aprovados, de acordo com as normas técnicas e com o apoio da Vigilância Sanitária. Por isso, aprovamos a criação do Departamento de Engenharia e Manutenção da Saúde! ” reiterou Marcos Coelho (PMDB).

A Unidade de Saúde estará aberta a partir do próximo dia 13, das 7h às 11h, e das 13h às 17h, na Av. Orlando César Vieira, bairro Goiás Parte Alta.

FOTO: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete