Trabalho Técnico Social (PTTS) atenderá as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida nos Residenciais Ipê I e II
Na tarde do último sábado (09), a Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social realizou nos Residenciais Portal do Ipês I e II o lançamento do Trabalho Técnico Social (PTTS) que atenderá as famílias que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida nos referidos Residenciais. Um projeto social em habitação considerado instrumento essencial na intervenção realizada com as famílias beneficiadas pelos programas e políticas habitacionais.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Marcos Coelho e representantes do 53º Batalhão da Polícia Militar, do 2º Batalhão dos Ferroviários e do Conselho Tutelar.
Durante a tarde houve diversas atrações, com diversas apresentações culturais realizadas pela ONG Prohumanos, pelo Grupo de Capoeira Ethuole, pelo cantor Luiz Salgado, além de outras atividades executadas pela Associação de Proteção dos Animais e Meio Ambiente – APROAMA e pela equipe do Expresso Saúde do IMEPAC.
O Trabalho Técnico Social é uma iniciativa que visa desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiadas, promovendo cursos profissionalizantes aos interessados. Projeto que incentiva a população beneficiária para que ela participe nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, desenvolvam e organizem representações comunitárias atuantes que busquem a melhoria do bairro nos aspectos urbanísticos, socioeconômicos, cultural e ambiental.
Para o desenvolvimento do trabalho social foi indispensável a elaboração de um projeto por meio de estudo da realidade local. Diante disso, foram realizados pela Gepro Gestão de Projetos Sociais, empresa contratada para a execução, os seguintes Mapeamentos: de Vocação dos Beneficiários, do Perfil do Mercado de Trabalho do entorno e região e das Instituições.
“A implementação de políticas sociais deve ter como elementos a participação comunitária, pois não seria possível falar em cidadania sem promover a participação popular. É de fundamental importância o desenvolvimento de ações que venham consolidar tanto as representações comunitárias quanto a capacitação e mobilização social reconhecendo as necessidades básicas da comunidade. E o Projeto do Trabalho Técnico Social foi elaborado para promover a inclusão social, a melhoria das condições de vida, a efetivação dos direitos sociais dos beneficiários e a sustentabilidade da intervenção”, destacou Eunice Mendes.
“Este Projeto em parceria com o Governo Federal tem duração de nove meses e um de seus importantes aspectos diz respeito à sensibilização dos moradores quanto às condições ambientais, urbanas, de saneamento e saúde coletiva, visando assim, o desenvolvimento e a apreensão de uma nova postura diante de questões relativas ao meio ambiente, aos bens públicos, ao patrimônio histórico e cultural, ao uso racional da água tratada e, adequada utilização dos que equipamentos urbanos e domiciliares. Portanto, um projeto de grande valia”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (MDB)
FOTO: SECRETARIA DE GABINETE