Superintendente da SAE visita ETE Central
No dia de hoje, 25, o Superintendente da SAE – Superintendência de Água e Esgoto, Sebastião Cardoso, juntamente com Superintendente Adjunto, Ageu César visitaram as instalações da ETE Central - Estação de Tratamento de Esgoto Central para analisar a evolução da obra.
A construção da ETE Central é a maior do estado de Minas em saneamento básico em parceria com a Caixa Econômica Federal. Orçada em 39 milhões e 500 mil Reais, o projeto teve início em 2006. Em 2007, o projeto foi suspenso devido à necessidade de adequações, sendo aprovado em 2013, pelo Ministério das Cidades. Na elaboração do projeto, foram investidos aproximadamente 600 mil Reais. Os recursos de 32 milhões de Reais são de financiamento do Governo Federal e o restante contrapartida do Fundo Municipal da SAE. As obras tiveram início em setembro de 2016 e reiniciadas em março de 2017, após ajustes determinados pela Caixa Econômica Federal.
A estrutura da ETE Central terá capacidade para tratar 80% do esgoto da cidade. Juntando as outras ETE’s Araguari oferecerá tratamento de praticamente 100% do esgoto. A ETE Central terá: caixa de controle, 4 reatores, filtro biológico, decantadores dentre outras estruturas.
O tratamento do esgoto será biológico, dessa forma não será necessário uso de produtos químicos. A água devolvida ao rio terá 90% de pureza podendo ser usada em irrigação de plantas maiores, como eucalipto, seringueira entre outras. Além da água a estação também cuidará dos resíduos sólidos e o lodo existentes no esgoto coletado. Eles serão destinados ao Aterro Sanitário após o tratamento.
“Viemos ver o andamento das obras e saber como está o trabalho da empresa prestadora do serviço. É importante esse acompanhamento por parte da Superintendência, só assim conseguimos saber sobre o andamento da obra e como a empresa está trabalhando”, disse Sebastião Cardoso.
O Prefeito Marcos Coelho (MDB) falou da construção da estação. “É uma das maiores obras do estado de Minas Gerais e o seu funcionamento trará quase 100% de tratamento do esgoto. Isso é cuidar do meio ambiente, o Córrego Brejo Alegre terá vida novamente e com isso a população araguarina terá mais qualidade de vida”, declarou o Prefeito.
FOTOS: SAE