Superintendência de Água e Esgoto recebe a Agência Reguladora ARISB – MG

Na última quarta-feira (12), aconteceu na SAE - Superintendência de Água e Esgoto de Araguari, uma reunião com representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais - ARISB-MG, Arley Cristiano Silva Diretor Financeiro, Gleice Nascimento Guimarães Diretora Geral, Filipe Woods Gandos Canoza da Conceição Diretor Técnico Operacional.
A reunião teve como objetivo a apresentação da Agência, e esclarecimentos às Gerencias técnicas e servidores da autarquia quanto às ações da agência reguladora frente ao novo marco regulatório do saneamento básico.
O Município de Araguari e a ARISB-MG firmaram convênio de cooperação com a interveniência da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), para regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico.
A atuação da Agência ocorrerá na regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e na realização de estudos econômicos e financeiros para revisão e reajuste de tarifas.
O novo Marco do Saneamento Básico, Lei 14026/20 estabeleceu metas, dentre elas a universalização dos serviços, garantindo que 99% da população tenha acesso a abastecimento de água e 90% da coleta e tratamento de esgoto até 2033, e ainda a regulação dos serviços.
“O Município está atendendo ao Novo Marco Regulatório do Saneamento, que estabelece a regulação dos serviços de saneamento básico, o que irá contribuir para melhoria na prestação dos serviços, com foco na tecnicidade, transparência e qualidade do serviço prestado à população”, destacou a superintendente da SAE, Cláudia Eliane Barbosa de Melo.