Serviço Social será levado aos Internos da Sociedade São Vicente

Na sexta-feira, dia 10, a equipe Técnica do CRAS III – Centro de Referência da Assistência Social do Bairro Amorim deu início a um projeto que será desenvolvido junto aos internos da Sociedade São Vicente. O projeto tem como objetivo a melhoria da condição de sociabilidade dos idosos abrigados, bem como a redução e prevenção de situações de isolamento social.
                               A proposta será desenvolvida com base no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) – serviço da Proteção Social Básica do SUAS, que é oferecido no CRAS através da Secretaria do Trabalho e Ação Social de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Esta é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O importante projeto de enfrentamento da vulnerabilidade social que será desenvolvido no Asilo São Vicente é uma alternativa a fim de atender os idosos em situação de desamparo familiar e sem acesso a serviços sociais preventivos que são realizados exclusivamente dentro dos Centros de Convivência,” destacou a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes.

O atendimento na entidade será por meio de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a necessidade dos idosos, visando contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco e exclusão social.

A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária, também considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, destacou a psicóloga Flávia Rodrigues.

O projeto que será organizado de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo o sentimento de pertença e de identidade, fortalecendo vínculos e incentivando a socialização e a convivência comunitária, será pautado na defesa e afirmação dos direitos dos idosos neste ciclo de vida.

De acordo com a coordenadora do CRAS III – Tatiana Bittencourt, aulas de alongamento, relaxamento, fisioterapia são algumas das atividades que estão no projeto para serem ministradas a estes idosos. Para isto, parcerias com a saúde ainda estão em discussão.

O Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB), acredita que as atividades a serem promovidas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social serão de extrema relevância aos internos do conhecido Asilo São Vicente. “Todos os idosos merecem um envelhecimento com uma melhor qualidade de vida. Por isso acreditamos que os internos que são cuidados pela Sociedade São Vicente de Paulo merecem e irão aproveitar bastante esse projeto tão rico e imprescindível da Secretaria de Ação Social,” declarou.

FOTO:       Secretaria do Trabalho e Ação Social