Semana Florestal termina com saldo positivo

Embora saibamos que cuidar do meio ambientedeve ser um compromisso de todos nós, ainda há muitas pessoas que precisam ser lembradas quanto a esse dever. Assim, todas as atividades realizadas pela Programa Gira Sol, com apoio dos parceiros, fizeram com que a Semana Florestal de 2017, em Araguari, fosse um grande marco para muitos de nossos alunos e da comunidade. Cabe a cada um de nós, a partir de agora, fazer a nossa parte, respeitando, cuidando e preservando o meio ambiente. ”

Nesta afirmação, o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB) resumiu o valor da Semana Florestal de 2017, que contou com a parceria do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal, da 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros, do 4º Pelotão do Meio Ambiente e do Trânsito Rodoviário, MTB Araguari, Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Secretaria de Gabinete e imprensa em geral.

As várias atividades realizadas entre os dias 19 a 25 de setembro contaram com a participação efetiva de alunos de Centros Educacionais Municipais. A última atividade, ocorrida na manhã de hoje, 25, tratou de uma blitz educativa com alunos do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira, ocorrida no km 114 da MG 223, no Posto 2 da Polícia Rodoviária Estadual. Além de ser uma atividade da Semana da Árvore, cujo Dia se comemorou em 21 de setembro, esta culminou no encerramento da Semana Nacional do Trânsito, cujo Dia Mundial se comemora hoje.

Júlia e Mariane, de 8 anos, alunas do 3º ano da CEM Neusa Rodrigues Teixeira, gostaram muito de participar da ação; elas abordaram motoristas, levando-os a se conscientizaram sobre a importância das questões ambientais. “É muito bom poder participar desse trabalho que conscientiza as pessoas a não jogarem lixo nos rios, a não poluírem, não provocarem queimadas. Já tem muita seca, muitos acidentes, ” declararam.

Todos os motoristas abordados, dentre eles, Fábio Marques da Silva, coralista; Luana Cris Rocha Ferreira, esteticista; e Anderson Eustáquio, motorista carreteiro, parabenizaram a ação e ressaltaram a importância do trabalho desenvolvido pelas crianças. “Essa ação tem que continuar; todo cidadão deve cooperar com essas ações. ” “Os meninos falaram bem, estão de parabéns! ” “Acho muito válida a ação. As crianças transmitindo é a forma melhor de educar, e das pessoas se conscientizarem”Se todo mundo fizesse dessa forma, educando as crianças para isso, a gente teria um futuro melhor. ” – foram essas algumas declarações feitas.

O Tenente Ivanir Clementino de Brito, Comandante do 4º Pelotão do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, falou do evento, que não só é grandioso em si, como também para as entidades emparceiradas.

É importante sensibilizar motoristas quanto à preservação do meio ambiente e quanto a terem cuidados para um trânsito seguro, tanto quanto as crianças.As crianças devem ser incentivadas desde pequenas, pois são nosso futuro e podem fazer um mundo melhor. Sensibilizadas, elas conscientizam para a preservação de um ambiente mais agradável no presente e no futuro, ”esclareceu o Comandante.

“Com o apoio de todos os parceiros, atingimos todos os nossos objetivos com o trabalho desenvolvido na Semana Nacional do Trânsito e na Semana da Árvore, ”finalizou o Comandante Ten. Ivanir.

Para o Secretário de Educação, a Semana Florestal foi um momento de conscientização da população para a importância, o respeito e a preservação do meio ambiente, começando a partir das crianças. “O departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ações educacionais teóricas e práticas durante todo o ano. Desta forma, nossos alunos são preparados e treinados para serem multiplicadores das ações em defesa da preservação do meio ambiente, ”declarou Werley Macedo.

A Coordenadora do Programa Gira Sol avalia com saldo positivo as atividades realizadas: “Mais de 70 alunos da Rede Municipal foram contemplados com alguma ação significativa da qual participaram e estiveram ‘in loco’ com ações que visam proteção, informação e conscientização do meio ambiente. Em algumas delas, pais de alunos aderiram aos eventos. É imperativo ressaltar a parceria efetiva de vários militares: Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, além da participação de funcionários das Secretarias Municipais de Educação, Trânsito e Gabinete, de autoridades e da imprensa. O Programa de Educação ambiental Gira Sol, da Secretaria Municipal de Educação, agradece a confiança das instituições de Ensino e dos pais no trabalho ambiental desenvolvido com seriedade, compromisso, segurança e, principalmente, respeito com as pessoas e árvores, concomitantemente com o meio ambiente. ”

FOTOS:    Secretaria de Educação/Assessoria Polícia Ambiental