Semana da Água começa a todo vapor em Araguari

Em sua vigésima edição, a Semana Mundial da Água em Araguari tem sido amplamente comemorada pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação – Programa de Educação Ambiental Gira Sol, como também pela SAE – Superintendência de Água e Esgoto, e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Curadoria de Defesa do Meio Ambiente.

Especialmente de 20 a 24 de março, várias atividades com o tema “Terra, o planeta da água – todos contra a crise hídrica” estão sendo realizadas em escolas municipais, estaduais, e privadas, envolvendo os alunos nessa importante missão que é a sustentabilidade ambiental, com enfoque no uso correto e o consumo consciente da água.

Desta forma, constam da programação palestras, apresentações teatrais, Blitz educativas, Caminhada da Água, Corridinha da Água, visita à Fenicafé, Homenagens e um Mutirão de limpeza (com boia) no Córrego Piçarrão.

O Secretário de Educação, Werley Macedo, referiu-se à Semana como um momento muito especial para toda a comunidade de Araguari, em especial para os alunos. “A água é um recurso escasso no planeta, e o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a nossa própria sobrevivência. Nossas crianças e nossos jovens devem entender que o futuro de nosso planeta e de nossa água está nas mãos deles, que serão os administradores desse precioso bem. Daí, é imprescindível proporcionar a eles momentos de reflexão e estudo”.

De todos os eventos, seguramente um dos mais animadores e marcantes foi o Mutirão de Limpeza no Córrego do Piçarrão, ocorrido na tarde de segunda-feira (20),quando servidores públicos, Polícia do Meio Ambiente, 2º Batalhão Ferroviário, Corpo de Bombeiros e alunos da rede pública participaram da limpeza com boia. No local, os alunos foram orientados sobre a importante função de cada um durante a limpeza, e foram apoiados por servidores públicos e parceiros. Todo o lixo foi retirado, e os rejeitos foram transportados para a Ascamara, Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Araguari.

Todos os participantes, como também os frequentadores do local, ficaram sensibilizados acerca da importância da manutenção da limpeza do local para a qualidade de vida da população do entorno, e de toda comunidade araguarina.

No dia de hoje, 21, a Dança das Águas foi um verdadeiro espetáculo, agrupando genuínos artistas das escolas participantes, cujas apresentações foram muito elogiadas pelos jurados e pela organização, que ficaram, inclusive, comovidos com a expressão, os movimentos, a delicadeza e as técnicas usadas pelos dançarinos.

A Semana da Água ainda continua. Confira abaixo as próximas atividades programadas:

22 de março

08:00                     CAMINHADA DA ÁGUA – Da Praça Getúlio Vargas até a Praça Manoel Bonito

13:30                     VISITA À FENICAFÉ – Alunos do C.E.M. Maria de Fátima O. Morais

16:00                     PALESTRA COM O TEMA ÁGUA – E.E. Madre Maria Blandina

23 de março

08:00                     CORRIDINHA DA ÁGUA – Da Sec. Trabalho e Ação Social até o Palácio dos Ferroviários

24 de março

09:00                     PESCADORES DE BONS EXEMPLOS – Apresentação do projeto – Sec. Municipal de Educação

15:30                     HOMENAGEM – Protetores da Água 2017 – Anfiteatro da SAE

29 de março

19:30                     PALESTRA “TRANSFORMAÇÃO DE ESGOTO EM ÁGUA PARA REUSO” – Palestrante: Aníbal Oliveira Freire (Engenheiro Sanitarista) – Capela do IMEPAC