Secretários Municipais participam de formatura do PROGEA 2019
A Prefeitura de Araguari, por meio das Secretarias: Política Sobre Drogas, Educação e Ação Social participou hoje (26), da formatura do Programa de Educação Ambiental – PROGEA.
O programa, idealizado pela Polícia Militar de Meio Ambiente é aplicado em diversas escolas da rede pública Municipal e Estadual de Minas Gerais. Em Araguari é realizado por meio de uma parceria entre o 2º Pelotão de Meio Ambiente e a Secretaria de Educação. A formatura ocorreu no Cine Teatro Odete, premiando alunos do 4º ano fundamental das seguintes escolas:
Municipais: Papa João XXIII, Realino Elias Carrijo, Rosângela de Fátima Cardoso, Tenente Coronel Vilagran Cabrita e Professor Hermenegildo Marques Veloso.
Estaduais: Antônio Nunes de Carvalho Filho, Padre Elói, Professora Katy Belém e Paes de Almeida e Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
Participaram do evento as seguintes autoridades: Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Sousa, que representou o Prefeito Marcos Coelho, Tenente-Coronel, João Romeu Mendonça, Comandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Fabrício Pavão, Comandante da 9ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente, Tenente Sérgio Quirino, Comandante do 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, Subtenente Sidiney Assis Bernardo, Comandante do 3º Grupamento de Trânsito Rodoviário, Sargento Luciano de Sousa, que representou o Tenente-Coronel, Helton Andrade, Comandante do 2º Batalhão Ferroviário de Araguari, Secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes, Secretária de Educação Cristiane Nery e Silvia Helena Fernandes, Coordenadora do Programa Gira Sol.
A Secretária Cristiane Nery falou aos presentes sobre a formatura. “É muito importante esse trabalho desenvolvido pela Polícia Militar com alunos das escolas de nosso município. Temos no trabalho do Programa Progea, o conhecimento dos alunos que estão em fase de formação com o meio ambiente. A participação da Secretaria de Educação foi positiva em mais uma edição desse projeto”, destacou o Secretário.
SOBRE O PROGEA
A Polícia Militar implantou no ano de 2015 em todo o Estado o Programa de Educação Ambiental – Progea. O objetivo do Progea é estimular estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas das redes públicas e particulares do Estado de Minas Gerais a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais que visem contribuir para a prevenção ambiental, a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o meio ambiente onde se encontram inseridos e, é desenvolvido em duas fases de forma continuada, sendo que a primeira fase tem duração de três meses, com previsão de 12 encontros em sala de aula.
Já a segunda fase é a implantação do Clubinho Ambiental, em que um grupo de alunos eleitos pelos próprios discentes busca solucionar ou minimizar alguns problemas ambientais enfrentados pela comunidade escolar. O resultado preliminar do programa tem sido bastante satisfatório, pois diversos funcionários, professores e pais dos alunos das escolas atendidas, têm relatado que o comportamento dos alunos melhorou no que tange ao desperdício de merenda e água, disciplina, respeito e educação.
FOTO: ASCOM – Secretaria de Gabinete