Secretaria Municipal de Saúde realiza reunião do Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti
Na manhã dessa quinta-feira (07/12) a Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação com o objetivo de combater a disseminação dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
O Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti realizou uma reunião com representantes das diversas secretarias municipais, da Polícia Militar, associações de bairros e igrejas, com o objetivo de sensibilizar todos para o combate do mosquito, estabelecendo um espaço de diálogos e troca de experiências entre os participantes.
Iara Cristina Borges, secretária interina de Saúde, ressaltou a importância de toda a população participar efetivamente do combate ao mosquito que transmite doenças que podem deixar sequelas no ser humano e, até mesmo, ser fatal. “É imprescindível que a população geral colabore nessa força tarefa, seja recebendo bem o agente epidemiológico, realizando a limpeza dos próprios quintais, eliminando recipientes que podem se tornar criadouros ou até mesmo denunciando a situação de terrenos vazios com lixo que possa acumular água. Nós estamos no verão, um período crítico, pois o clima tropical com sol e chuvas favorece a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.”
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em outubro, a 44ª semana de 2018 apresentou um risco de 2,0 – médio risco. Os principais focos foram encontrados nas residências, confirmando a necessidade da população se envolver mais efetivamente nessa luta.
Uma nova ferramenta para monitorar a proliferação do mosquito Aeds, e assim intensificar o combate, está sendo utilizada desde setembro. As ovitrampas simulam o ambiente perfeito para a procriação do Aedes aegypti: um vaso de planta preto é preenchido com água, que fica parada, atraindo o mosquito. Nele, os pesquisadores inserem uma palheta de madeira, que facilita que a fêmea do Aedes coloque ovos. Dentro do recipiente, é colocada uma substância larvicida. Dessa forma, os vigilantes conseguem observar de maneira mais rápida e eficiente a quantidade de mosquitos naquela região e aceleram as ações de combate, sem que o inseto se desenvolva.
Em Araguari foram instaladas 210 ovitrampas, sendo distribuídas uma a cada raio de 09 quarteirões, conseguindo dessa forma monitorar todo o município.
O prefeito Marcos Coelho de Carvalho atento à situação atual, afirmou sua preocupação com os vírus transmitidos pelo mosquito. “Estamos usando todas as armas possíveis para combater o mosquito e garantir a saúde dos cidadãos araguarinos. Ainda não surgiu uma vacina eficaz contra a dengue, zika e chikungunya. As técnicas mais tradicionais de combate aos focos são fundamentais: evitar o armazenamento de água parada, limpar calhas e caixas d’água com frequência, evitar acúmulo de lixo e colocar areia nos pratos e vasos de flores. Com o envolvimento de toda a população e o trabalho diuturno da equipe de controle de zoonoses, venceremos mais essa luta.”
FOTOS: ASCOM