Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas realiza a 2ª edição do projeto “Caravana Viva Livre na Praça”

A segunda edição do projeto “Caravana Viva Livre na Praça” aconteceu na tarde da sexta-feira, dia 17, na Rua Israel Pinheiro, no Bairro Morada de Fátima.

O projeto da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas tem como principal objetivo, levar a população araguarina os serviços disponibilizados pela pasta, entre eles o de prevenção ao uso de drogas ilícitas e ao abuso de drogas lícitas.

Nesta edição a caravana recebeu a visita dos alunos do turno vespertino, do pré ao 2º ano, do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira, num total de 120 alunos. Os pequeninos foram recebidos com muito carinho pela equipe da Secretaria que preparou atividades lúdico/preventivas para a garotada. Enquanto se divertiam, os pimpolhos recebiam informação qualificada sobre os malefícios das drogas, principalmente sobre o cigarro e álcool, tão presentes no seio familiar.

A prevenção primária ao uso de drogas deve se iniciar desde a pré-escola, com a educação infantil que ainda não teve o primeiro contato com as drogas. No entanto, para atingir de forma precisa esse público exigente, o uso de metodologias e recursos didáticos adequados são necessários. Além de pintura facial, oficina de leitura e pintura com tinta guache, essa edição do projeto recebeu a parceria especial do Departamento Infantil da Assembléia de Deus Central de Araguari, com uma linda apresentação de teatro que deixou os aluninhos encantados. Encerrando a tarde, a CUFA- Central Única das Favelas, sempre apoiando os eventos da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, deu seu show com dança de músicas populares.

“A sementinha foi plantada em nossos alunos. Com certeza a mensagem chegou ao coração deles, através das brincadeiras e das apresentações eles gravarão para sempre o que foi apreendido. Mais do que guardar a mensagem que drogas não devem fazer parte da vida deles, vão levar isso também para as famílias. Crianças são excelentes multiplicadores do que eles acreditam valer a pena.” – relatou a diretora do C.E.M. Neusa Rodrigues Teixeira – Lucimar Marques da Costa.

As mesmas atividades foram oferecidas também à comunidade em geral. O trabalho de informação do serviço de cuidados oferecido pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e como encontrar auxílio e tratamento no município aconteceu simultaneamente.

FOTOS: SECRETARIA POLÍTICAS SOBRE DROGAS