Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e FAEC dão início ao “Natal Solidário Sustentável”

A Prefeitura Municipal de Araguari deu um passo importante para a concretização de um grande sonho da gestão municipal 2017-2020: a realização do “Natal Solidário Sustentável”. Esse passo foi dado com a realização no sábado, 29, de um workshop para a capacitação de confecção de enfeites natalinos a servidores municipais e artesãos.

O sonho começou no início deste ano com o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza: “Visitei a cidade paulista de Santa Fé do Sul, que estava toda enfeitada com materiais recicláveis, principalmente garrafas pets, proporcionando um grande espetáculo para a população e auxiliando no aumento das vendas do comércio local“, comentou o Secretário.

Ao tomar conhecimento do projeto e consciente da crise econômica que assola todo o país, o Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) manifestou seu apoio para que o mesmo fosse desenvolvido: “Com esse projeto, iremos reduzir os gastos com a ornamentação natalina, incentivando o turismo através de visitação dos pontos ornamentados e valorizando a sustentabilidade e os artesões locais”, destacou o Prefeito.

A FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura, por meio de seu Presidente Jean Laverdi, abraçou a ideia e, juntamente com a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, realizaram um curso base para a confecção de enfeites natalinos usando garrafas pets, projeto que contou com o apoio do MEGA TEJOTÃO.

O curso foi ministrado pela profissional Tamires Pereira Martins, de Santa Fé do Sul, e uma auxiliar, acontecendo no período de 8 às 14 horas, na Casa da Cultura, com a participação de internos da Casa de Davi, artesãs e colaboradores da Secretaria de Políticas sobre Drogas. Ainda estiveram presentes o Secretário Ailton Oliveira Souza, Eliane Rafacho, da FAEC, o Assessor Especial Expedito Castro Alves Júnior, e Tubertino Sena, proprietário do MEGA TEJOTÃO.

O lançamento do projeto será em meados do mês de agosto, em comemoração ao Aniversário de Araguari e, num segundo momento, profissionais liberais da área artística, ACIA, CDL, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e outros colaboradores serão convidados a virem somar forças para a realização do “Natal Solidário Sustentável”, um Natal construído a várias mãos.

FOTOS:              Secretaria de Política sobre Drogas