Secretaria de Trânsito promove nova reunião para formação do Núcleo Municipal de Mobilidade Urbana Título
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – SETTRANS realizou na manhã de hoje (30), a segunda reunião que tem como objetivo à formação do Núcleo Municipal de Mobilidade Urbana.
Participaram da reunião, o Secretário de Trânsito, Major Wanderlei Barroso, o Secretário de Gabinete, Coronel Ailton Donisete, Nádia Sudário Engenheira de Trânsito da SETTRANS, Sargento Júlio César que representou a 2ª Companhia de Bombeiros, Cabo Wilson Bernardes do 53º Batalhão de Polícia Militar, Cabo Fabrício Cruz do 3º Grupamento de Trânsito Rodoviário – PRE, Rodrigo de Alvim Mendonça Secretário Executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência – CISTRI e Matheus Borges, Coordenador de Estatísticas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
A reunião foi aberta pelo Secretário Wanderlei Barroso, que levou ao conhecimento de todos, à importância da criação do Núcleo de Mobilidade Urbana para que os estudos desenvolvidos sejam aplicados no trânsito em Araguari e acordados com os demais órgãos responsáveis pelo trânsito. “Temos que desenvolver ações necessárias atendendo ao chamamento da Semana Nacional do Transito e o tema: ‘No Trânsito o Sentido é a Vida’. E todas as questões ligadas ao trânsito não podem estar apenas na tutela da SETTRANS, por isso é extremamente necessário à criação desse núcleo para futuras ações a serem desenvolvidas”, reforçou o Secretário Barroso.
Na reunião ficou definido que cada órgão presente irá apresentar dois nomes, um titular outro de suplente para integrar o Núcleo Municipal de Mobilidade Urbana. Para que todos os levantamentos com as questões de trânsito sejam apurados, foi pedido ao Secretário Executivo do CISTRI, Rodrigo Alvim para que em todas as ocorrências atendidas pelo SAMU a Polícia Militar seja acionada. Primeiro pela segurança de todos os envolvidos na ocorrência, e para que o atendimento conste na relação de acidentes ocorridos dentro do município. O Secretário se comprometeu e a nova medida deve ser passada aos atendentes do SAMU.
A Engenheira de Trânsito, Nádia Sudário apresentou uma série de levantamentos das ações que serão desenvolvidas em um futuro próximo. As quais foram apresentadas da seguinte forma:
1 – Av. Bahia com Batalhão Mauá e com a Av. Teodolino Pereira de Araújo (Rede Semafórica Sincronizada);
2 – Circuito de mudanças: Ruas: Joaquim Barbosa Humaitá, Coromandel, Inhambus e Avenida Vereador Geraldo Teodoro, Bairro Amorim (Joaquim Barbosa mão única até a BR-050), Humaitá (mão única da Joaquim Barbosa até a confluência com Rua Padre Nicácio), Rua Inhambus com Av. Geraldo Teodoro (semáforo e mão única na Rua Inhambus);
3 – Corredor da Av. Padre Anchieta, Jardim Regina: Avanço de Calçadas para transposição ou vagas de motos nas esquinas 10 a 15 metros;
4 – Rua Amazonas Bairro Maria Eugênia (mão única ou Estacionamentos em apenas um dos lados. Rua Niquelândia Bairro Maria Eugênia (mão única ou estacionamentos em apenas um dos lados);
5 – Rua Sebastião Naves com Av. Calimério Pereira de Ávila Bairro Paraíso (Reinversão de PARADAS OBRIGATÓRIAS);
6 – Av. Brasil com Av. Pernambuco Bairro Brasília (Construção de uma rotatória);
7 – Av. Brasil com Comissão Crulls, Bairro Brasília (Rotatória e Correção Geométrica);
8 – Transtornos gerados pelo PGV – VLI (Apresentação do Projeto de Barreira de altura).
O Secretário Wanderlei Barroso enalteceu a importância da reunião. “Muito importante a presença de todos os órgãos envolvidos com o trânsito dentro do município. A criação do Núcleo Municipal de Mobilidade Urbana possibilitará que todas as ações a serem desenvolvidas sejam discutidas antes de aprovadas. Com isso as decisões de intervenções não caem apenas na responsabilidade da Secretaria de Trânsito, e sim, com todos que fazem parte da segurança do trânsito em Araguari”, destacou o Secretário.
FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE