Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza confraternização natalina com internos da Comunidade São Vicente de Paula

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, juntamente com o Centro de Convivência do Idoso, realizaram no último dia 06, uma confraternização natalina na Comunidade São Vicente de Paula. O evento, além de levar alegria aos internos, foi um importante momento de valorização do ser humano. À tarde festiva contou com a participação da Secretária Eunice Maria Mendes, da Coordenadora do Centro do Idoso, Rita Abdala, e equipe da pasta.

 

Atualmente têm-se observado nas relações que a sociedade estabelece com o idoso não apenas uma mudança de valores, mas um aumento da esperança de vida, passando o idoso a ser merecedor de cuidado e atenção especiais inexistentes nos últimos dois séculos. No entanto, cotidianamente, os idosos brasileiros vivem angústias com a desvalorização das aposentadorias e pensões, com medos e depressão, com o abandono em hospitais ou asilos, além de enfrentar, ainda, outros tipos de obstáculos. Realidade esta que se agrava associada aos rompimentos dos vínculos afetivos, muitos deles esquecidos nos asilos perdem o contato com a família e com os amigos, alguns com visitas pouco freqüente e outros nenhuma.

 

Para a Secretária Eunice Mendes apesar da intensa preocupação com o bem-estar da população idosa, é preciso uma atenção para a humanização com a esta classe. “Humanizar é ‘saber cuidar, amar, valorizar a vida’ é ter atitude de respeito para com o outro ser. É um ato de construção gradual, realizada através do compartilhamento, de conhecimentos, de sentimentos e de aprendizados. E hoje viemos aqui trazer alegria com músicas natalinas, resgatando lembranças e compartilhando o espírito do Natal de uma época tão fraternal”, destacou Eunice.

 

O prefeito Marcos Coelho (MDB) também se pronunciou sobre o evento. “A sociedade brasileira vem envelhecendo consideravelmente nas últimas décadas. É importante oferecer qualidade de vida, respeito e carinho aqueles que contribuíram com a sociedade enquanto estavam ativos. São parte da nossa história, seres humanos.”

 

 

FOTO: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL